publicidade

Competição escolar “Ventos de Poupança”, iniciativa da Agência de Energia do Oeste (OesteSustentável), com a parceria das congéneres da Alta Estremadura (Enerdura) e Seixal (AMESeixal) chega ao final tendo como vencedoras cinco escolas do Oeste, quatro da Alta Estremadura e uma do Seixal.

Realizou-se no passado dia 19 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança”, que contou com a presença de diversos Autarcas, Direções Escolares, e cerca de 140 alunos e professores das 21 escolas finalistas.

A iniciativa teve início em novembro de 2014, caracterizou-se pela realização de actividades pedagógicas relacionadas com eficiência energética onde participaram 43 Escolas, 30 mil alunos e mais de 120 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 24 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Seixal, Odivelas e Sintra.

Participaram na cerimónia Humberto Marques, o Presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, Pedro Folgado, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, assim como o Professor António Sá da Costa, Presidente da Associação Portuguesa De Energias Renováveis – APREN, dando o seu contributo e experiência na área da educação, energias renováveis, liderança e visão de futuro aos jovens presentes.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas construídas com materiais reutilizados tendo anteriormente sido também sensibilizados para a gestão eficiente dos recursos naturais, gestão da água e da conservação da biodiversidade, através da EPAL e do GEOTA.

O projecto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente microturbinas eólicas aos vencedores, uma sala LED como prémio de mérito aos finalistas e uma visita ao Centro Ecológico Educativo do Paúl da Tornada para a réplica de turbina mais criativa.

Dez escolas vencedoras irão receber uma microturbina eólica cada, tendo sido premiadas as seguintes: Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha; Agrupamento de Escolas de Peniche; Agrupamento de Escolas Fernão do Pó; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Externato de Penafirme da área de abrangência da OesteSustentável (5); Colégio Senhor dos Milagres; Colégio de Cidade Roda; Escola EB 2,3 Rainha Santa Isabel e Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal da área de abrangência da Enerdura (4); e a Escola Básica de Vale de Milhaços da AMESeixal (1).

Como forma de premiar a excelente empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

Ambos os prémios possibilitarão uma poupança em 10 anos, na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 t de CO2, nas 21 escolas e gerando uma poupança de cerca de 100 000EUR.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.