Operação
publicidade

No passado dia 7 de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu uma reunião para o lançamento da Operação “Ignição Zero” no Distrito de Lisboa, que irá decorrer de 2 a 11 de maio, e que visa identificar situações de incumprimento na limpeza e na manutenção de zonas florestais, em particular no interface urbano-florestal, que contribuem para o aumento significativo do risco de incêndio.

Esta reunião, que teve lugar em Mafra, foi presidida pelo Comandante Territorial de Lisboa da GNR, Coronel António Paixão, que fez a apresentação desta operação, que tem como objetivos principais potenciar as limpezas florestais, em especial no interface urbano-florestal; promover a retirada de veículos e pneus abandonados; potenciar a limpeza de resíduos abandonados e outros detritos; sensibilizar para o cumprimento das normas de depósito de resíduos e incentivar a adoção de comportamentos preventivos e de medidas de proteção. A GNR considera essencial a “criação de comportamentos preventivos e a adoção de medidas de autoproteção, através da gestão dos combustíveis nas zonas florestais próximas das áreas residenciais”.

A operação “Ignição Zero” teve início, a nível nacional, no dia 15 de março e conta com o envolvimento de um efetivo de cerca de 1350 militares e civis da GNR, nomeadamente do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS). Numa primeira fase, pretende-se sensibilizar os residentes em zonas próximas da floresta para limpeza do terreno junto às habitações e estradas. Numa segunda fase, são organizadas ações de fiscalização para identificar situações de incumprimento à legislação que regula esta matéria.

No dia 6 de maio vão percorrer o Concelho de Torres Vedras cerca de 20 viaturas, a identificar todas as situações de terrenos com necessidades de limpeza, na maior operação ao nível da Defesa da Floresta Contra Incêndios para a salvaguarda de pessoas e bens realizada neste município, onde estarão envolvidos meios do GIPS, SEPNA e da autarquia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.