O Grupo de Ação Local ecoMAR, formado por entidades públicas e privadas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, para implementar projetos com vista ao desenvolvimento da zona costeira destes concelhos, já tem financiamento para o efeito.
Nesse âmbito foram assinados no dia 15 de fevereiro, no Teatro Municipal de Vila do Conde, os contratos para a gestão das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária de todo o país, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A “Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária” que será levada a cabo por cada um dos Grupos de Ação Local consiste num conjunto integrado e coerente de operações destinadas a responder a necessidades e potencialidades locais dos territórios, contribuindo assim para a prossecução da Estratégia Europa 2020, em sintonia com o Acordo de Parceria – Portugal 2020.
Os quatro objetivos estratégicos da parceria ecoMAR são os seguintes: diversificação da economia de base costeira e pesqueira; promoção da inovação e do conhecimento em espaço marítimo; proteção e valorização dos recursos e do ambiente; e afirmação dos desportos náuticos e do vento.
De referir que o Grupo de Ação Local ecoMAR é constituído por 34 parceiros organizados em três unidades orgânicas: o Conselho de Parceiros; o Órgão de Gestão; e a Unidade de Apoio Técnico. O Município é a entidade gestora desta parceria.
A implementação da respetiva estratégia de desenvolvimento local decorrerá até 2020, envolvendo um apoio global de fundos comunitários (FEAMP, FEDER e FSE) que totaliza cerca de 2 milhões de euros.
Futuramente serão divulgados os avisos de concurso no âmbito do ecoMAR.