publicidade

Pouco passava das dez da manhã quando Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, se fez acompanhar de várias crianças que cortaram a fita do parque infantil do Parque Verde da Várzea. “A partir de hoje está aqui um parque infantil renovado ao serviço dos torrienses” anunciou o Presidente da Câmara, que sublinha tratar-se de “um espaço de excelência na cidade dedicado às crianças.” Foi precisamente a pensar nos mais pequenos que se realizaram as obras de requalificação deste espaço, que voltou a abrir portas no dia do 12º aniversário do Parque Verde e inserindo-se nas comemorações do 25 de Abril.

12 anos volvidos que, como sublinha o líder da Autarquia, “passaram num instante” destacando que o anterior equipamento “teve um tempo de vida útil face à intensidade com que era utilizado.” Uma utilização diária e intensa, com milhares de crianças a passarem todos os anos pelo espaço, o que justificou um investimento de cerca de 90 mil euros. O acto simbólico contou com a presença de Laura Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal e de outros vereadores torrienses, assim como de Francisco Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

Parque infantil do Parque Verde da Várzea reabriu portas este Domingo
“Gosto de brincar!” O Rafael tem quatro anos e não tem dúvidas do que mais gosta de fazer neste parque. Quanto ao brinquedo preferido, a escolha é difícil. “Gosto de todas as coisas.” A Mãe, Carina Franco, realça que se trata de “uma boa aposta por parte da Câmara. É um espaço muito agradável até para adultos. Acho que é uma boa iniciativa, porque o antigo já estava com alguns equipamentos desgastados e a representar algum perigo.”

Parque infantil do Parque Verde da Várzea reabriu portas este Domingo

A Érica tem oito anos e veio com o Pai, Joaquim Oliveira, de Santa Cruz, para ficar a conhecer o novo espaço de brincadeiras do Parque Verde. “Gosto mais deste Parque” confessa. “Está muito diferente” analisa Joaquim, que considera que “está melhor assim do que como estava, não tinha tantas diversões.” A curiosidade fez com que rumassem hoje à cidade, com um único objectivo. “Viemos para ela se divertir.”

 Parque infantil do Parque Verde da Várzea reabriu portas este Domingo

Marisa Marques é a mãe de Constança, de três anos, e de Afonso, de quatro, que aproveitaram ao máximo a manhã ‘domingueira’ e solarenga. “Estão adorar, ele nem pára, quase não o consigo apanhar.” O Afonso também falou com o Torres Vedras Web. “Estou a gostar deste escorrega!” disse, e nele se lançou. Ficou a irmã connosco, que não negou uma foto. Quanto à requalificação, Marisa considera que a mesma tem em conta uma maior segurança. “Estou a gostar muito das mudanças. Eles são os dois pequeninos, e está muito mais acessível aos meninos pequeninos.”

Um parque para todos

“É um espaço inclusivo onde uma criança com mobilidade reduzida também pode utilizar os equipamentos” destaca Carlos Bernardes, que aponta o carácter multi sensorial do renovado parque infantil, que promove o contacto com diversos elementos como água e sons. “É um espaço multi funcional, de referência e para todos.” Na opinião do líder da Autarquia, esta requalificação vem, deste modo, preencher uma lacuna. “Temos vindo a construir uma cidade para todos, e as crianças no parque infantil tinham essa dificuldade: não era um espaço para todos, era só para alguns.”

A importância de se construírem cidades inclusivas está em cima da mesa do Executivo Municipal. “Quando nasceram os primeiros parques infantis em Portugal ninguém se preocupava com esse tipo de questões” analisa, considerando que se trata de “um processo evolutivo, e se hoje temos essa possibilidade, nada melhor do que implementar. Para nós é importante dar esse passo.”

No dia em que se assinalam os 12 anos do Parque Verde da Várzea, Carlos Bernardes avança que “nada tem a ver aquilo que era a cidade antes e depois do Parque Verde.” Um espaço que, aponta, “tem transformado o quotidiano dos torrienses e daqueles que têm oportunidade de o visitar.”

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.