Realizada pela boa vontade das gentes da terra, a Rota do Morango, continua a ser o grande acontecimento no roteiro dos caminheiros que em busca do espécime suculento múltiplo de aquénios implantados num receptáculo carnudo se designa por Morango.

Mas não era preciso tal designação, para apreciar o fruto e as tantas iguarias que o desejo por ele antevê nas mais variadas formas de prazer.

Os morangueiros, são os homens, as mulheres e o chão que dá morangos. Os primeiros carregam-nos às costas, nas mãos trazem o desejo de uma vida menos amarga, na face a cor do fruto que colhem e no olhar a esperança que o tempo passe sem dor. Já os segundos têm o cheiro intenso que se mistura na cor do fruto com a terra.

Encontramo-nos no Largo do Ameal, onde estão montadas as bancas do dia anterior, claro que pode vir no sábado para a festa.

No percurso percorreremos os campos e as estufas onde o fruto é produzido sempre na companhia dos produtores e apanhadores. Com eles conheceremos melhor a origem do fruto e os caminhos que ele faz até chegar à nossa mesa.

Rota do Morango 2015

A Rota do Morango, integra o calendário do Festival do Morango para onde reverte parte da verba do evento. Este é organizado pelos bairros da localidade do Ameal em prol de uma instituição local.

Como vê, são muitas as razões para não faltar à Rota do Morango 2015, provar as iguarias que preparámos para si e ainda levar consigo os deliciosos aromas e sabores singulares da terra de gente simples e hábil nas delícias gastronómicas morangueiras.

Características do percurso: circular, com cerca de 10 km de extensão e sem desníveis. O piso é bom e sem irregularidades.

Recomendações: levar calçado fechado, vestuário adequado à época, protetor solar e chapéu, água e merenda.

Ponto de Encontro: dia 31 de maio pelas 09h00 no Largo do Ameal (ver mapa na imagem acima), não há local de estacionamento. Deve estacionar à entrada da localidade. Há sítio para tomar café.

Preço: 5,00 EUR (o pagamento é efetuado no próprio dia com a validação de presença).

Informações | Inscrições ampctv@gmail.com (enviar email com nome, primeiro e último, e data de nascimento), ou se preferir inscrever-se no próprio dia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here