publicidade

É oficialmente “nosso”!

O Pastel de Feijão de Torres Vedras foi registado enquanto Indicação Geográfica (IG)! E o que é isto de IG? É o que informa o consumidor de onde determinado produto é proveniente.

Este termo atribui características específicas e garante a sua qualidade, além de conferir proteção a nível nacional à designação “Pastel de Feijão de Torres Vedras”.

Esta implementação registou-se no Diário da República a 31 de janeiro de 2024, como resultado do pedido de registo à Comissão Europeia no ano anterior.

Assim, o registo foi feito pela ACIRO – Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste (na sua qualidade de Agrupamento de Produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras). A ACIRO e a Associação QUALIFICA/ oriGin Portugal, avançam agora com o processo para o reconhecimento de entidades de controlo e certificação junto da DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Pastel de Feijão de Torres Vedras é produzido por cerca de 30 produtores do Concelho e é o reflexo da história, tradições e cultura dos torrienses, motivo pelo qual é uma manifestação gastronómica identitária do território. 

Também é realizado todos os anos o Concurso do Pastel de Feijão de Torres Vedras, integrado na programação das Festas de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here