publicidade

A manhã começou sob um céu encoberto, mas depressa o sol chegou para iluminar o que muitos apelidaram de “dia feliz”. A inauguração da Pista Municipal do Paúl decorreu este Domingo e contou com a presença de autarcas, vereadores, dirigentes associativos e atletas que não quiseram faltar à cerimónia. “É um orgulho estarmos aqui a partilhar um dia histórico” disse Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, após descerrar a placa que assinala o Complexo Desportivo Renato Valente. Um homem que “tanto lutou por esta pista e tanto deu a esta instituição” afirmou Luís Lérias, Presidente d’Os Paulenses.

“Muito tempo se passou, muito se escreveu e ainda mais se falou” disse Francisco Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, sobre a desejada pista. “Uma obra ansiada e sonhada por muitos amantes de atletismo da nossa freguesia e do nosso concelho” sublinhou, antes de recordar a conquista olímpica protagonizada pelo atleta que dá nome ao equipamento. “Ouvir o hino nacional naquela noite foi completamente inesquecível.”

Paúl vê inaugurada a Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes
O momento em que se descerrou a placa que homenageia Renato Valente. Foto: Rita Alves dos Santos

Carlos Lopes, atleta que ganhou o primeiro ouro olímpico para Portugal em 1984, admitiu “uma satisfação enorme” com esta homenagem da cidade que o acolheu. Já Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, destacou que esta é a modalidade olímpica “número um, mas também é a que tem mais carência de infraestruturas”, lembrando a carência de equipamentos deste género no distrito de Lisboa.

Depois do debate em torno do nome da Pista Municipal de Atletismo, Carlos Bernardes avançou esta manhã que, entre Maio e Junho do próximo ano, irá decorrer o 1º Meeting Nacional António Fortunato. Algo que o autarca vê como “mais um momento em prol do atletismo” e uma homenagem a um homem “que treinou mais de 10 clubes” e que ainda hoje treina o Ponterrolense.

Paúl vê inaugurada a Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes
O atleta olímpico Carlos Lopes confessou “uma satisfação enorme”. Foto: Rita Alves dos Santos

“Hoje é necessariamente um dia muito bonito.” Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais considerou que homenagear dois homens que não são naturais do concelho – Renato Valente nasceu em Évora e Carlos Lopes em Viseu – demonstra “a matriz daquilo que são os torreenses”. No entanto, à semelhança de Carlos Bernardes, o anterior líder do município não deixou de fazer referência ao papel de António Fortunato no desporto em Torres Vedras.

O concelho conta com 2402 indivíduos que fazem prática desportiva regular e oito clubes que dinamizam o atletismo – e que hoje deram corpo ao 1º Meeting Renato Valente, que marcou o arranque da actividade desportiva na Pista Municipal. A convicção de que o número de atletas no concelho se irá multiplicar daqui em diante foi partilhada por todos, inclusivamente por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que destacou  a importância deste “alargamento da base desportiva” na região.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.