
“Os Verdes” recomendaram a reformulação do projecto de modernização da Linha ferroviária do Oeste para garantir tempos de percurso mais atractivos para os utentes.
Subscrito pelos deputados Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira do Partido Ecologista “Os Verdes”, entregaram no parlamento um projecto de resolução que recomenda ao Governo a alteração do projecto de modernização da Linha do Oeste, segundo o Diário de Notícias.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, as obras previstas vão alterar em cerca de 40 minutos os tempos dos percursos actuais, permitindo que a viagem entre Torres Vedras e Lisboa se faça em 50 minutos e entre Caldas da Rainha e Lisboa em 90 minutos,”o que se torna insuficiente face à resposta que é necessário dar aos passageiros e tendo em conta o volume de investimento a realizar”.
Os deputados alertam ainda que se o projecto não for alterado “não torna o comboio numa verdadeira alternativa de transporte público na região, que deveria constituir o principal objectivo deste investimento”.
A linha ferroviária teve obras na década de 90 do século passado e em 2004 mas “Os Verdes” sublinharam que os “problemas, desde então, se têm agravado e adquirido uma natureza praticamente constante”, face à existência de “automotoras velhas, que há muito ultrapassaram o seu prazo de vida útil e que apresentam avarias regulares”.
Outro dos problemas constantes é a dificuldade de renovar e adquirir material circulante e a falta de trabalhadores, segundo o jornal diário, estes problemas têm levado ao encerramento de estações, à falta de informação sobre os horários ou sobre a supressão de comboios.
Em Outubro de 2017, o parlamento aprovou uma resolução que recomenda ao Governo que proceda com urgência à requalificação integral da Linha do Oeste.
De acordo com o Diário de Notícias, o projecto, orçado em 107 milhões de euros, engloba a electrificação e duplicação da via, a rectificação de curvas, a criação de variantes ao traçado actual, a supressão de todas as passagens de nível e a sua substituição por passagens superiores ou inferiores à linha férrea, e a instalação de sinalização nas estações e apeadeiros em 18 meses na passagem pelos concelhos de Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha.
Boa Joana! Um tema em que se devia debater mais na nossa zona! Um meio de transporte muito bom e muito mal aproveitado por todos!