
O dia é de debate e troca de ideias nas instalações do CAERO, em Torres Vedras. Em cima da mesa está a gestão de recursos humanos, com o Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO) a organizar o terceiro Congresso da Gestão de Pessoas e Ciências Empresariais da Região Oeste. “Cada vez temos mais pessoas de Torres Vedras a aderir e também pessoas que vêm de fora. Isso é fantástico, porque o que queremos é dinamizar a nossa terra ao nível da gestão dos recursos humanos” explica Pedro Adam, da Comissão Executiva do encontro.
“Tem sido em crescendo.” Traça-se um balanço positivo destas três edições, num ano que se baseia numa “partilha de ideias” entre os vários debates, palestras e workshops que decorrem até ao final do dia. “O que tenho recolhido junto de oradores e convidados é que acham muito bem esta interacção entre o tecido empresarial, os profissionais dos recursos humanos, o ISPO e todas as empresas que estão envolvidas neste Congresso.” Para discutir o tema “a mudança na gestão de pessoas e organizações”, a organização reúne, durante este dia, 16 oradores. “A cidade e o concelho ficam a ganhar porque recebemos know-how de outras pessoas, como essas pessoas vão ganhar com o nosso know-how e a nossa experiência.”
O sucesso reflecte-se, ainda, no aumento do número de inscritos. E Pedro Adam não esconde satisfação ao notar que há participantes que não faltam desde o primeiro encontro. “É bom porque reconhecem que há valor e troca de experiências, e que o conhecimento que vêm adquirir é válido. Isso é extremamente importante.” Um encontro em que se promove “a partilha de informação feita por todos e para todos” e que deixa garantias de futuro. “Será garantidamente para continuar porque o balanço é extremamente positivo.”

Missão: “fazer crescer”
A sessão de abertura, que deu o pontapé de saída do Congresso, ficou marcada pela apresentação de “Local de Encontro”. Pedro Adam, mentor do projecto, explica que o objectivo passa por “ajudar os desempregados de longa duração do concelho de Torres Vedras a fazer procura activa de emprego.” O projecto, que irá ser implementado a curto prazo, pretende ainda ajudar na elaboração de currículos e cartas de apresentação, bem como no processo de preparação para entrevistas de emprego. “Queremos que o desemprego no concelho diminua ainda mais.” Para isso, sublinha que se trata de um serviço gratuito, baseando-se no voluntariado.
“Não há dúvida absolutamente nenhuma de que as pessoas fazem a diferença nas organizações.” A mudança e a inovação em que se centra o tema deste encontro reflectem, assim, uma nova realidade no sector dos recursos humanos. “Uma pessoa com 45/50 anos está extremamente válida para desempenhar outras funções e o que queremos é que essas pessoas se tornem mais fortes e competitivas no mercado de trabalho.” No entanto, “é normal que uma pessoa que trabalhou durante 20 anos a fazer precisamente a mesma coisa pense que não sabe fazer mais nada. Mas não há nada mais errado do que isso.” Dotar as pessoas de ferramentas que as possam ajudar a percorrer o seu próprio caminho parece ser uma das ambições deste “Local de Encontro”. Porque “a gestão da mudança tem de ocorrer, tanto na cabeça de quem está à procura de um novo emprego, como também das empresas que estão a recrutar.”
De uma coisa, Pedro Adam não tem dúvidas. “A gestão de recursos humanos está a ganhar cada vez mais espaço nas empresas e na forma como as pessoas abordam as novas oportunidades de carreira.” Depois das mudanças dos últimos anos, o futuro parece prometer novas oportunidades de desenvolvimento. “Eu acredito que este projecto vem complementar e ajudar todas as ferramentas já existentes em Torres Vedras.” E conclui. “O mais importante é que consigamos fazer crescer mais e melhor, tanto os profissionais como as empresas da região Oeste.”