Pensamento de Karl Marx abordado em Torres Vedras
publicidade

Numa organização do Partido Comunista Português, a sede do Fórum de Associações foi o palco para a iniciativa integrada nas comemorações dos duzentos anos do nascimento do filósofo Karl Marx.

Decorreu no passado sábado, 19 de maio, na sede do Fórum de Associações, junto ao castelo, uma iniciativa integrada nas comemorações dos duzentos anos do nascimento do filósofo Karl Marx. Numa organização do Partido Comunista Português, foram oradores Albano Nunes e Venerando de Matos, com a moderação de José Nozes Pires.

Membro do Comité Central do PCP, Albano Nunes é especialista na obra de Karl Marx, tendo feito um retrato do percurso do seu pensamento, da influência em Portugal, e da forma como Marxismo e Leninismo orientam a ação ideológica do partido. “É através da influência da Comuna de Paris que se desenvolve o pensamento de Marx”, começou por afirmar, adiantando que “o capitalismo não é eterno, é uma fase transitória das sociedades, um modo de produção”.

Ainda no discurso de Albano Nunes foram traçados alguns princípios orientadores da filosofia de Marx.

A intervenção de Venerando de Matos centrou-se nas atividades influenciadas por Marx e pela Comuna de Paris no Concelho de Torres Vedras, lembrando as primeiras iniciativas de organização de operários e artesãos, as suas reivindicações, bem como notando as primeiras referências a socialismo e Karl Marx na imprensa local.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here