Pera rocha do Oeste servida aos passageiros da TAP
publicidade

Vão ser confecionadas 1,5 toneladas de fruta por conceituados ‘chefs’ para servem servidas durante 470 voos com destino à Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Brasil.

A Pera Rocha do Oeste vai ser o ingrediente principal nas sobremesas servidas a bordo aos passageiros que viajem na companhia aérea TAP durante a próxima semana, anunciou hoje a associação do setor.

Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha (ANP), vão ser confecionadas 1,5 toneladas de fruta por conceituados ‘chefs’ para servem servidas durante 470 voos com destino à Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Brasil.

A ação tem como objetivo “promover este fruto exclusivamente português em cinco países de destino identificados pela ANP como mercados estratégicos de internacionalização e é mais um passo fundamental para divulgar este produto além-fronteiras”, contribuindo para o aumento das exportações, refere a ANP, que estabeleceu a parceria com a companhia aérea.

O projeto de promoção representa um investimento de 430 mil euros, cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. 85% do montante provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A colheita, que terminou em agosto, foi de 165 mil toneladas, quando a produção de igual período de 2017 foi de 194 mil, um decréscimo de 29 mil toneladas (18%) justificado pelos danos que a vaga de calor desse mês provocou na fruta.

Na campanha de 2016/2017, o setor exportou 92 mil toneladas e faturou um total de 80 milhões de euros.

Brasil, Reino Unido, Marrocos, França e Alemanha são os cinco principais mercados de destino desta fruta.

A ANP possui cinco mil produtores associados, com uma área de produção de 11 mil hectares.

A pera rocha é produzida (99%) nos concelhos entre Mafra e Leiria, sendo os de maior produção os do Cadaval e Bombarral, entre os distritos de Lisboa e leiria.

A pera rocha do Oeste possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade do fruto português por parte da União Europeia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.