
Vão ser confecionadas 1,5 toneladas de fruta por conceituados ‘chefs’ para servem servidas durante 470 voos com destino à Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Brasil.
A Pera Rocha do Oeste vai ser o ingrediente principal nas sobremesas servidas a bordo aos passageiros que viajem na companhia aérea TAP durante a próxima semana, anunciou hoje a associação do setor.
Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha (ANP), vão ser confecionadas 1,5 toneladas de fruta por conceituados ‘chefs’ para servem servidas durante 470 voos com destino à Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Brasil.
A ação tem como objetivo “promover este fruto exclusivamente português em cinco países de destino identificados pela ANP como mercados estratégicos de internacionalização e é mais um passo fundamental para divulgar este produto além-fronteiras”, contribuindo para o aumento das exportações, refere a ANP, que estabeleceu a parceria com a companhia aérea.
O projeto de promoção representa um investimento de 430 mil euros, cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. 85% do montante provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A colheita, que terminou em agosto, foi de 165 mil toneladas, quando a produção de igual período de 2017 foi de 194 mil, um decréscimo de 29 mil toneladas (18%) justificado pelos danos que a vaga de calor desse mês provocou na fruta.
Na campanha de 2016/2017, o setor exportou 92 mil toneladas e faturou um total de 80 milhões de euros.
Brasil, Reino Unido, Marrocos, França e Alemanha são os cinco principais mercados de destino desta fruta.
A ANP possui cinco mil produtores associados, com uma área de produção de 11 mil hectares.
A pera rocha é produzida (99%) nos concelhos entre Mafra e Leiria, sendo os de maior produção os do Cadaval e Bombarral, entre os distritos de Lisboa e leiria.
A pera rocha do Oeste possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade do fruto português por parte da União Europeia.