publicidade

O Plano Estratégico de Cultura de Torres Vedras 2026 foi apresentado no Edifício dos Paços do Concelho, na passada quinta-feira, dia 1 de julho. O documento irá orientar as políticas culturais com incidência no concelho de Torres Vedras ao longo dos próximos cinco anos, tendo sido elaborado entre setembro de 2019 e o passado mês de junho.

Na sessão de apresentação, a vereadora da Cultura e do Património Cultural da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, enfatizou que o processo “foi pautado por diversos momentos de participação, o que tornou a elaboração deste Plano Estratégico num processo plural.”

Após ter sido traçado o diagnóstico do Concelho, a elaboração do plano contemplou a realização de entrevistas focais em que participaram 37 cidadãos, a que se seguiu a implementação de um inquérito às práticas culturais, atitudes sobre a oferta cultural e prioridades de desenvolvimento cultural, que envolveu 125 participantes. Foram, ainda, dinamizadas sessões de participação públicas e workshops pelos alunos do Mestrado em Gestão Cultural da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, em parceria com associações locais.

Relembrando que se tratou de “um exercício formal de planeamento inédito na área da cultura”, Ana Umbelino destacou que o plano foi desenvolvido com a perspetiva de “conferir visibilidade e reconhecimento à cultura, assumindo a cultura como um pilar essencial do desenvolvimento sustentável e uma dimensão imprescindível no projeto de desenvolvimento territorial.”

A coordenadora do Plano Estratégico de Cultura, Luísa Arroz Albuquerque, passou à apresentação do plano, num momento que também contou com a presença do presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa. A sessão contou, ainda, com as intervenções de José Neves, do Observatório Português das Atividades Culturais do ISCTE-IUL, e Miguel Honrado, diretor executivo da AMEC | Metropolitana.

publicidade

Artigo anteriorCidades Educadoras Nacionais Encontraram-se em Torres Vedras
Próximo artigoPedro Bernardes é o Candidato do PS à Junta de Freguesia de Freiria
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui