publicidade

Decorreu esta manhã no Edifício Paços do Concelho a apresentação do projeto PET 2020. Simbolicamente escolhida a data por se comemorar o dia Mundial do Turismo, estiveram presentes Carlos Bernardes (Pres. CMTorres Vedras, Ana Umbelino (Vereadora Turismo CMTorres Vedras, Pedro Machado (Presidente do Turismo do Centro), Isabel Feijão (Representante do Turismo de Portugal) e Dulcineia Ramos (Prof. Dr.ª Responsável pelo projeto)

Conf imprensa PET2020

Para Carlos Bernardes, “Este é um plano estratégico para conduzir Torres Vedras até 2020, num trabalho que tem sido desenvolvido por Dulcineia Ramos e os técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras, e partilhado com todos os agentes do nosso território”.

Será um ponto de partida para o que se pretende desenvolver na área do turismo, desde o património histórico e cultural que visa atrair visitantes e turistas. Torres Vedras é hoje um Green Destination fruto do trabalho desenvolvido pelo município nos últimos anos e em 2017 a cidade irá receber o “Forum Civitas” que acolhe aproximadamente 500 congressistas.

Para a Vereadora do Turismo Ana Umbelino, o contributo das entidades que representam nas várias áreas intervenientes tem sido fundamental neste processo, relembrando que tão importante como o destino é a viagem que se percorre. O projeto pretende garantir uma afirmação do nosso território como destino inclusivo.

Encontram-se 64 ações contempladas neste plano que é também um mapa para o futuro. Estamos numa era de democracia participativa que se encontra na génese deste plano, envolvendo as pessoas nos processos de planeamento e nas tomadas de decisão para o território onde estão incluídas.

Ana Umbelino PET2020

Pedro Machado saudou a edilidade torreense pela antecipação do plano estratégico, afirmando que existem três razoes para o sucesso: Planeamento; Qualificação da nossa oferta; Qualificação da experiencia turística. É fundamental que se confirme a profissionalização do setor, pois cada vez mais turismo é competitividade e há que qualificar o produto turístico para gerar visitantes

Na apresentação do plano Dulcineia Ramos explanou o trabalho desenvolvido até ao momento, estabelecendo algumas metas para a implementação do mesmo, de curto, médio e longo prazo.

Como pontos fortes destacou a autenticidade, a atratividade, a dimensão humana, as experiências diversificadas, a qualidade e sofisticação, as relevâncias históricas únicas, as sensações e segurança como os alicerces de visão deste plano, que contou com o envolvimento de 162 agentes.

Dulcineia Ramos PET2020

O projeto pretende criar uma marca autentica, apostar em merchandising e melhorar a imagem do concelho apostando na marca Torres Vedras.

De entre as inúmeras medidas apresentadas, destacam-se a criação de um fórum anual do turismo worktourinTV, medidas de certificação do município, criação do cartão sou torreense, presença em feiras nacionais e internacionais com stand modular, apostar no Eixo sol mar, com roteiro próprio entre Ericeira, Torres Vedras, Lourinhã e Peniche, distinguir as empresas Torreenses como embaixadores de Torres Vedras, e aproveitar o Carnaval para fomentar as restantes atividades do concelho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.