publicidade

Portugal emergiu como um destino popular para o crescimento de startups tecnológicas.  De acordo com o Statista, prevê-se que o mercado de serviços de TI atinja 2,79 mil milhões de dólares até ao final de 2024. As suas políticas favoráveis às empresas, a mão de obra qualificada e o investimento na inovação posicionaram o país como líder na Europa. Mas poderá Portugal tornar-se verdadeiramente o Silicon Valley da Europa? 

Como tudo se tornou realidade

No início dos anos 2000, o governo português viu a necessidade de se afastar das indústrias tradicionais. Embora estas indústrias beneficiassem a economia, o governo acreditava que o país podia oferecer muito mais à economia global, e foi aí que se deu a mudança. Houve uma mudança da principal fonte de receitas, os sectores do turismo, da construção e da agricultura, para um enfoque na tecnologia.

Foi só em 2016 que o governo iniciou um grande esforço para que Portugal se tornasse o próximo Silicon Valley da Europa. Desde então, o país tem acolhido muitas startups de tecnologia. Só em 2023, o mercado de desenvolvimento de software de Portugal gerou mais de 905,7 milhões de euros.

Embora Portugal, no seu todo, esteja a tornar-se o próximo hotspot tecnológico, Lisboa destaca-se como a joia da coroa. A cidade é um dos ecossistemas tecnológicos de crescimento mais rápido da Europa e ganhou reputação como candidata ao título. O investimento no sector das startups em Lisboa tem crescido uns impressionantes 30% por ano desde 2016, o dobro da média europeia. Outras cidades, como o Porto, Braga, Funchal e Coimbra, também contribuíram para a cultura de apoio às startups em Portugal.

Ecossistema de start-ups

O ambiente favorável do país levou ao estabelecimento de muitas startups. Portugal alberga uma vasta gama de start-ups em diferentes sectores: fintech, saúde e bem-estar, blockchain e web3, tecnologia desportiva, tecnologia verde, etc.

As histórias de sucesso de empresas como a FarFetch, a Outsystems, a Talkdesk e a Feedzai tiveram reconhecimento internacional e provaram o potencial do panorama tecnológico português; a IPN Incubadora e a Startup Lisboa desempenharam um papel importante no apoio às fases iniciais das empresas em fase de arranque. 

Políticas governamentais

As políticas proporcionaram um bom ambiente para o sucesso da startup. O Governo português implementou políticas importantes para concretizar o seu objetivo de criar uma comunidade tecnológica ativa. Uma das mais importantes é o Startup Visa, que concede vistos de residência a empresários não europeus para criarem empresas em Portugal.

O regime de Residentes Não Habituais oferece benefícios fiscais a profissionais estrangeiros, incentivando-os a mudarem-se para Portugal e a participarem no sector tecnológico. Além disso, a iniciativa de Portugal para as startups oferece um quadro completo de apoio, incluindo oportunidades de financiamento, recursos e mentoria direcionados para o crescimento e desenvolvimento de startups com sucesso. 

Bolsa de talentos

Com cada vez mais talentos a chegar a Portugal, a sua reputação como um ponto de inovação continua a crescer. Isto cria um ecossistema onde as ideias podem fluir livremente, as empresas podem crescer e o mundo inteiro olha para Portugal como um elo na cadeia para as empresas em fase de arranque em todo o mundo. Com cada novo empreendedor e líder tecnológico, o país ganha força na arena internacional. Investir dinheiro em políticas de formação de talentos gera respeito e crescimento económico.

Infra-estruturas e conetividade

Portugal construiu as infra-estruturas tecnológicas ideais para as empresas em fase de arranque e as empresas de tecnologia. Oferece uma excelente Internet, o que é importante para as empresas tecnológicas, e os centros de co-working e os parques tecnológicos estão a surgir por todo o lado, proporcionando às empresas em fase de arranque soluções de escritório acessíveis e flexíveis. Os empresários do sector tecnológico em Portugal têm acesso a plataformas globais como a TradingView para análise de dados em tempo real, ajudando-os a tomar decisões informadas.

 Com os projectos em curso para melhorar as instalações tecnológicas, está a tornar-se ainda mais fácil para as empresas em fase de arranque instalarem-se em Portugal.

Com o número de start-ups promissoras em Portugal e a atitude proactiva do país para mostrar a inovação, a cena tecnológica portuguesa está familiarizada com o reconhecimento global. O país recebeu vários prémios por promover o empreendedorismo e a inovação. Nomes como FarFetch, Outsystems, Talkdesk e Feedzai colocaram Portugal no mapa, provando o potencial do seu sector tecnológico.

Investimento e financiamento

Portugal tem assistido a uma retoma dos investimentos, nomeadamente do interesse das sociedades de capital de risco e dos investidores internacionais nas startups do país. As grandes rondas de financiamento têm sido importantes para ajudar estas empresas a crescer e a expandir-se, dando-lhes os meios para concretizarem as suas grandes ideias.

Eventos como a Web Summit em Lisboa também ajudaram a atrair investidores globais, proporcionando grandes oportunidades de criação de redes. O sistema de financiamento em Portugal está a ser bem sucedido, com um equilíbrio entre capital de risco, subvenções governamentais e parcerias internacionais destinadas a ajudar os empresários do sector tecnológico a serem bem sucedidos.

O caminho de Portugal para se tornar o Silicon Valley da Europa

Portugal está a trabalhar para se tornar o Silicon Valley da Europa e está definitivamente na corrida para ganhar. A passagem de indústrias mais antigas para uma base tecnológica proporcionou uma boa base para novas empresas.

As políticas governamentais de apoio, a crescente atenção global, as melhores infra-estruturas e o aumento do capital humano colocaram Portugal no mapa como um dos melhores locais do mundo para o arranque e sucesso de novas empresas. Para além disso, há uma onda de aumento dos custos nos Estados Unidos, particularmente em Silicon Valley. Portugal oferece uma opção cénica com um nível de vida muito superior ao das cidades dos EUA.

Ainda há muito trabalho a fazer, mas uma combinação de novas ideias e políticas favoráveis torna Portugal atrativo para as empresas do sector tecnológico. Com o sucesso das startups, o investimento contínuo em instalações e trabalhadores qualificados, Portugal terá ainda mais impacto no mundo da tecnologia.

publicidade

Artigo anteriorCentro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras assinalam o Dia Nacional do Mar
Próximo artigoConferência sobre o Pacto Ecológico Europeu decorreu em Torres Vedras
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui