O Politécnico de Leiria está a convidar os seus estudantes internacionais, que este ano não tenham a possibilidade de passar o Natal com as suas famílias, a partilharem a noite de consoada com as famílias da Região. A iniciativa Natal Internacional | Famílias Anfitriãs, promovida em parceria com o Serviço de Pastoral do Ensino Superior (SPES) da Diocese de Leiria-Fátima, pretende promover a interculturalidade durante a quadra festiva, e uma melhor compreensão dos estudantes oriundos de diferentes países e culturas.
Nesta que será a terceira edição do Natal Internacional | Famílias Anfitriãs, o Politécnico de Leiria espera repetir o sucesso alcançado no ano passado, em que participaram mais de meia centena de estudantes internacionais e duas dezenas de famílias da Região. Por norma, cada família recebe dois ou mais estudantes, garantindo a viagem entre a residência dos estudantes e a casa da família anfitriã, onde será celebrada a noite de consoada.
Segundo a organização «esta é uma excelente oportunidade para promover o conhecimento, a comunicação intercultural e o respeito pelas pessoas de outras religiões, valores e costumes». A organização considera ainda que esta partilha «permite que professores, investigadores, colaboradores técnicos e administrativos da instituição possam ter um contacto informal com os estudantes internacionais fora do contexto académico numa época tão rica em tradições».