publicidade

Em muitas das primeiras vezes que falei a um paciente sobre a importância de Pestanejar, sorriram! Mas é indiscutível a importância desta ação para uma boa Saúde Ocular!

Do princípio (mas Pestaneje primeiro por favor). A parte da frente do olho é muito sensível. Sentimos isso quando nos entra algo no olho. Provoca um desconforto por vezes difícil de suportar.

Várias são as formas de defesa e Pestanejar (espero que já o tenha feito novamente) cumpre duas funções, proteção contra agressões externas (todos nós fechamos os olhos quando antecipamos uma agressão) e promover a renovação da lágrima que cobre permanentemente os nossos olhos. Para além disso as Pálpebras são ainda responsáveis pela posição do conteúdo da órbita, funcionando como suporte graças às suas propriedades elásticas.

O valor médio de pestanejos involuntários por minuto varia entre as 20 e 25 vezes. Para verificar este número peça a ajuda alguém. Mas diga-lhe para o fazer quando estiver distraído porque senão não conseguirá. Aproveite e peça-lhe também para o fazer quando estiver “agarrado” ao seu Tablet ou Telemóvel. A surpresa dele vai ser a sua!

Por Favor… Pestaneje!
O número de Pestanejos desce muito significativamente. Mais de 50%! (Acabou de Pestanejar não foi?!).

Esta diminuição tem consequências. A principal está relacionada com a renovação da lágrima, ou melhor, com a falta dessa mesma renovação no tempo normal. O Olho deve estar permanentemente coberto por um fino filme lacrimal. Esse filme tem como funções principais a humidificação, lubrificação, nutrição, limpeza e até proteção contra agentes patogénicos. Quando olho fica exposto por falta de renovação apresenta queixas. Picadas, olho vermelho, comichão são os mais comuns mas a continuação desta situação pode até trazer situações mais graves (sei que neste momento já tem todos os sintomas! Pestaneje que isso passa).

A diminuição do Pestanejo quando estamos concentrados, principalmente em atividades de perto, é involuntária. Não foi problema para os nossos antepassados, que inicialmente tinham como principal preocupação a caça e depois a agricultura. Mas quando nos tornámos animais mais sedentários, os famosos homo administrativus (o conceito é diferente mas penso que se adapta aqui) e mais recentemente com o boom dos tablets e smartphones, passamos mais de metade do nosso dia a ver ao perto.

É fundamental lembrar-nos de que temos de Pestanejar se queremos ter uma Boa Saúde Ocular e sentirmo-nos bem sem deixarmos de fazer o que gostamos! Um amigo, um colega de trabalho, uma mensagem que se repete no ecrã são formas fáceis para fazer um clique e lembrar-nos que temos que Pestanejar.

Sei que este artigo serviu para Pestanejar muito mais do que o faria numa situação normal a consultar um dos seus gadgets ou durante o seu trabalho à secretária. De nada!

Foi para mim um prazer aceitar o desafio de escrever num espaço dedicado à Saúde Ocular. O Primeiro tema foi leve apesar da sua extrema importância, como espero ter demonstrado. Por favor faça o favor de Pestanejar.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.