Portugal tem 6º maior défice e 3ª maior dívida da zona euro em 2015
publicidade

Portugal será o sexto país do euro com maior défice orçamental e terá também a terceira maior dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No “Fiscal Monitor”, um documento com as previsões orçamentais para vários países do mundo, o FMI espera o défice de Portugal seja o sexto maior entre as 19 economias do euro este ano (3,1%), sendo ultrapassado apenas pelo de Espanha (4,4%), da Grécia (4,2%), de França (3,8%), da Eslovénia (3,7%) e da Finlândia (3,2%).

Portugal lidera também os países do euro com maior dívida pública, antecipando a instituição presidida por Christine Lagarde que o endividamento do país chegue ao final de 2015 nos 127,8%, atrás de Itália (133,1%) e da Grécia (196,9%), que deverá ser a economia mais endividada entre as 19 da moeda única.

Em 2020, em termos relativos, a posição de Portugal piora, passando a ter o segundo maior défice do espaço do euro e a manter a terceira maior dívida, de acordo com as previsões agora divulgadas no documento, produzido pelo Departamento de Assuntos Orçamentais do FMI, chefiado pelo ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar.

O Fundo espera que o défice português seja de 2,3% em 2020, sendo apenas ultrapassado pelo da Eslovénia (5,1%), e que a dívida pública de Portugal seja nesse ano de 118,9% do PIB, continuando Itália (123%) e a Grécia (182,5%) a ter as duas maiores dívidas públicas face ao PIB entre os países da moeda única europeia.

O FMI prevê que a zona euro no seu todo apresente défices orçamentais consecutivamente pelo menos até 2020, o último ano das projeções hoje apresentadas, e que a dívida pública continue ainda mais de 20 pontos percentuais acima dos 60% do PIB, o valor de referência europeu.

Para 2015, a instituição antecipa que a zona euro tenha um défice orçamental de 2% e uma dívida pública de 93,7%, valores que deverão cair ao longo do horizonte da previsão, ficando o défice nos 0,2% e a dívida nos 85,2% em 2020.

publicidade

Artigo anteriorTorres Vedras assume lugar no Political Advisory Commitee da Rede Civitas
Próximo artigoRota Histórica das Linhas de Torres entre os melhores projetos apresentados na Conferência The Best in Heritage
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui