publicidade

À margem do Santa Cruz Ocean Spirit 2016, um Festival Internacional de Desportos de Ondas, que se realiza de 15 a 24 de julho, a praia de Santa Cruz, recebe nos próximo dia 16 de Julho o “Surf Salva”, um projeto que resulta da parceria do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e do Lidl Portugal, que tem por objetivo prevenir situações de risco associadas à época balnear. Na ocasião serão promovidas ações de sensibilização e de formação que ajudam a prestar auxílio e a reduzir o número de afogamentos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Lidl Portugal associa-se ao ISN para a realização do “Surf Salva”, um projeto que é a #receitaperfeita para um verão mais seguro nas praias de norte a sul do país e que atua em 3 vertentes:

– A formação “Surf Salva”, dirigida a surfistas e praticantes de todos desportos náuticos, consiste na  formação em salvamento e suporte básico de vida, incutindo em todos os participantes uma cultura de segurança ativa, dotando-os de conhecimento e técnicas base para socorro a náufragos. Nos últimos 2 anos, 4100 pessoas participaram nesta atividade. Este ano, a iniciativa marcará presença em 30 praias.

– O “Surf Salva para Todos”, com formações gratuitas, direcionadas a todos os banhistas, versa sobre práticas de salvamento e boas práticas a adotar no mar e será dado em 10 praias.  Na sua primeira edição, o ano passado, acolheu 800 pessoas em 10 praias.

– O “Surf Salva Proteção Solar” visa sensibilizar a população em geral para o risco da exposição solar e necessidade de prevenção do cancro da pele. Desenvolvido em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, esta iniciativa conta com a oferta de chapéus de sol com proteção UV e protetores solares, bem como a realização de rastreios para o diagnóstico precoce de cancro da pele. Esta iniciativa marcará presença em 5 praias ao longo do ano.

Reforçando o seu posicionamento enquanto promotor de práticas positivas, o projeto apresenta uma novidade para este verão, o “Surf Salva Camp“. Esta iniciativa pretende abranger um novo tipo de salvamento: o dos jovens que estão integrados em instituições sociais, através de um campo de férias, serão dotados de ferramentas que os ajudem a estruturar o seu futuro através do Surf, contribuindo para a sua integração social e capacitando-os, simultaneamente, para as práticas de salvamento e valores de cidadania social. O “Surf Salva Camp” tem o actor e ex-nadador Pedro Lima como padrinho e decorre em Carcavelos entre os dias 21 de Junho e 9 de Setembro, destinando-se exclusivamente a jovens referenciados pelo Pensamento Vivo, que foram selecionados para participar neste projeto piloto.

Para o Comandante Nuno Galhardo Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos, “O ‘Surf Salva‘ é um projeto que já faz parte da agenda da época balnear. O sucesso e os bons resultados alcançados nas duas edições anteriores revelam o interesse latente dos praticantes de desportos aquáticos, e dos banhistas em geral, em aprender e contribuir para a segurança nas praias, ajudando a salvar de vidas.

Segundo Vanessa Romeu, diretora de comunicação e responsabilidade do Lidl Portugal, “O ‘Surf Salva’ enquadra-se no espírito positivo que define a nossa estratégia de responsabilidade social.  Ao escolher participar no Surf Salva, um surfista ou banhista escolhe preocupar-se com os outros e é isso que promovemos em todas as nossas iniciativas. É com muita satisfação que este ano iniciamos o piloto do  “Surf Salva Camp”, com este projeto pretendemos contribuir para que todos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao lazer e ao desporto e utilizar o Surf como um veículo de transmissão de valores de cidadania.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.