
A Presidência da República concedeu o seu Alto Patrocínio a um projeto da Associação Oceanos sem Plásticos. O projeto artístico “aCORDA Portugal” pretende sensibilizar a população portuguesa para a proteção do planeta, com destaque para o lixo encontrado nas praias de Portugal.
Este projeto está simbolicamente a reunir cordas encontradas em praias de todos os distritos do país, envolvendo muitas associações e movimentos ambientalistas, autarquias e famílias de Norte a Sul e até das ilhas.
As cordas apanhadas em ações de limpeza estão a ser enroladas num novelo gigante com o apoio do Agrupamento 488 Mafra do Corpo Nacional de Escutas e da Junta de Freguesia de Mafra. Posteriormente esta peça artística estará exposta no Oceanário de Lisboa, com apoio da Fundação Oceano Azul e no Sealife do Porto.
Este projeto conta com inúmeras participações a nível nacional com várias organizações de destaque como a Quercus, Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas da Madeira, Brigada do Mar, Gê-Questa dos Açores, Ajude a Limpar a Praia (ALP), OnGaia, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Neon Joyride, Município da Praia da Vitória, Município de Leiria, entre outras.
O presidente da Associação Oceanos Sem Plásticos, Tiago Duarte, refere que “o projeto tem reunido parceiros de grande qualidade, incluindo os locais onde realizaremos a exposição final e o Alto Patrocínio da Presidência da República vem reforçar ainda mais a importância de sensibilizarmos os portugueses para a proteção do Planeta”.
Todos os anos cerca de oito milhões de toneladas de plásticos acabam no oceano, e neste âmbito de urgência ambiental o principal objetivo deste projeto é colocar em destaque as problemáticas devastadoras no ambiente e de que formas podemos ajudar.
Todos os interessados podem participar e contribuir para a formação deste novelo, sejam associações ou pessoas individuais, e estejam sediadas em qualquer parte do país. O projeto encontra-se na sua fase final de receção das cordas e incentiva todos a participarem nesta ideia não só a ajudarem a criar esta obra artística como a deixar as praias de Portugal mais limpas.