Primeira manhã do Oeste Infantil leva milhares de crianças à Expotorres
publicidade

O sol brindou os mais pequenos para o início de um dia muito especial: foi sob o calor desta manhã do Dia da Criança que arrancou a 27ª edição do Oeste Infantil. Até Sábado, dia 4, a Grande Festa da Criança promete encantar os mais pequenos com muita brincadeira nos mais de quarenta espaços de actividades que se dividem pelos dois pavilhões da Expotorres, em Torres Vedras. “Vitória, vitória… qual a moral da história?” dá o mote a esta edição, um tema “com muita criatividade associada ao imaginário das crianças” destaca Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Primeira manhã do Oeste Infantil leva milhares de crianças à Expotorres
Dos jogos tradicionais à leitura de contos, passando pelas coloridas pinturas faciais, não faltam actividades para os mais pequenos. Foto: Rita Alves dos Santos

“É um evento importante, de referência” salientou o líder do Executivo Municipal na sessão de abertura que juntou vereadores, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, representantes da comunidade escolar e crianças de várias escolas do concelho. “Queria agradecer a toda a comunidade educativa que trabalha connosco desde a primeira hora” ressalvou Carlos Bernardes, que assinala hoje sete meses à frente da Autarquia. Ao Torres Vedras Web, sublinha que “a aposta na educação tem sido determinante e este evento tem um papel muito importante”, destacando o trabalho desenvolvido por agrupamentos de escolas, empresas e instituições.

Depois do momento oficial, foi ao som de clássicos do Avô Cantigas que os mais pequenos começaram a “invadir” os pavilhões da Expotorres. As actividades lúdicas passam pela leitura de histórias, por sessões de mini-concertos, pelos típicos jogos tradicionais ou, como não podia deixar de ser, pelo já habitual processo de elaboração de pão. Na rua, ao circuito dinamizado pela Polícia de Segurança Pública junta-se o slide, um campo de futebol e um grande insuflável que fazem as delícias da pequenada.

Primeira manhã do Oeste Infantil leva milhares de crianças à Expotorres
Ao visitar as actividades do Oeste Infantil, o Presidente da Câmara Municipal ainda fez frente ao cesto no espaço da Física de Torres Vedras. Foto: Rita Alves dos Santos

“É gratificante assistir à influência do evento, que  já extravasa a área territorial do concelho de Torres Vedras” avança Carlos Bernardes, lembrando as várias escolas de norte a sul do país que visitam o certame. “Este evento é um marco importante no sentido em que possamos ser, cada vez mais, uma cidade educadora.” Por isso mesmo, sublinhe-se que Laura Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara e responsável pelo sector da Educação, se encontra no Congresso Internacional das Cidades Educadoras que decorre em Rosário, na Argentina.

Primeira manhã do Oeste Infantil leva milhares de crianças à Expotorres
A transmissão do noticiário da Grande Festa da Criança, ao vivo para a Expotorres, está a cargo dos mais pequenos. Foto: Rita Alves dos Santos

Até 4 de Junho o Oeste Infantil está de portas abertas para receber os petizes entre os três e os 12 anos. As famílias que querem ser protagonistas desta diversão podem aproveitar a tarde desta Quarta-Feira e todo o dia do próximo Sábado. Até lá, a Grande Festa da Criança é, como habitual, reservada aos grupos escolares que enchem de cor e alegria os pavilhões da Expotorres, em Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here