publicidade

O Café com Filmes é um projeto do ATV – Académico de Torres Vedras em co-produção com o Teatro-Cine de Torres Vedras, aberto ao público e de entrada livre.

O ciclo de cinema Café com Filmes arrancou na passada quinta-feira, dia 12 de janeiro, com a presença de cerca de 200 espectadores no Teatro-Cine de Torres Vedras, para aquela que foi a primeira sessão deste ano.

2023 começou com o filme português candidato aos Óscares, – Alma Viva – e que aborda a vida no interior do país pelos olhos de uma criança, – carregado de mistérios, crenças e tradições.

O filme da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, passa-se em Trás-os-Montes, naquele que é uma estreia na sua realização de longas-metragens. Após retomar as visitas à sua família portuguesa nas férias de verão, Cristèle cria a narrativa de Alma Viva, que apesar de ficcional, parece revelar alguns elementos biográficos.

O primeiro filme de um ciclo trimestral que volta o seu olhar para a figura feminina – nas personagens e também na realização. Durante 86 minutos, a história agarrou os espetadores ao ecrã do Teatro-Cine, num arranque de sala cheia.

O trimestre inicia-se e encerra com filmes de realizadoras portuguesas. A última sessão do trimestre, a 23 de março, será a exibição de um documentário filmado no Porto, com a presença da realizadora Eva Ângelo, para uma conversa no final. O documentário acompanha “Espectadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente. Porto de uma ‘história do cinema’, de um lugar, de um país, mas também de um mundo em mudança.”.

A próxima sessão é no dia 26 de janeiro, e também promete agarrar a nossa atenção, com o filme Mato Seco em Chamas (Grande Prémio de Longa Metragem e Prémio Especial do Júri no IndieLisboa 2022), dos realizadores Joana Pimenta e Adirley Queirós. A produção luso-brasileira acompanha moradoras da periferia de Brasília, os negócios que desenvolvem a partir da exploração de petróleo e o envolvimento com a política.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here