Primeiro
publicidade

O Cowork Torres Vedras acolheu no 5 de fevereiro, o primeiro swap spot da cidade de Torres Vedras. Trata-se de um ponto de trocas, fixo e gratuito, onde qualquer pessoa pode selecionar uma peça de que goste e deixar outra que já não use.

O swap spot funciona nas instalações do cowork e pode ser visitado todos os dias úteis, no período de funcionamento deste espaço de trabalho colaborativo.

Sensibilizar para o impacto da indústria da moda no nosso planeta é a missão da CircularWear, que começou como uma escolha pessoal. Rita Gomes, a fundadora, já organizava jantares para troca de roupa quando decidiu criar os swap spots e, assim, procurar contribuir para reduzir o consumo compulsivo de roupa e o desperdício e a poluição associados. Em Lisboa e Porto já são quinze os pontos de troca, em mercados, espaços de cowork ou universidades. O swap spot de Torres Vedras junta-se agora à rede, como o primeiro ponto de trocas fora dos grandes centros urbanos.

Para o Cowork é “uma oportunidade de continuar a promover espírito de comunidade e de partilha”, explica a organização. “Está em linha com a nossa identidade e também com os nossos valores, de sustentabilidade, de procura continua por soluções que nos permitam estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Acolher este projeto e dar-lhe visibilidade é uma forma de colocarmos em prática aquilo em que acreditamos e, quem sabe, inspirar outros.”

E os números relacionados com a indústria da moda apelam à ação: segundo a CircularWear, cerca de 20% da roupa não é usada uma única vez. Já para se decompor pode precisar de até 40 anos. Mudar mentalidades e apelar à troca e à economia circular são também propósitos da iniciativa que fica agora acessível ao público de Torres Vedras.

publicidade

Artigo anteriorDoze artérias da cidade de Torres Vedras vão ser intervencionadas
Próximo artigoCALDAS DA RAINHA: Águia de asa redonda recuperada em Salir do Porto
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui