Primeiro
publicidade

O Cowork Torres Vedras acolheu no 5 de fevereiro, o primeiro swap spot da cidade de Torres Vedras. Trata-se de um ponto de trocas, fixo e gratuito, onde qualquer pessoa pode selecionar uma peça de que goste e deixar outra que já não use.

O swap spot funciona nas instalações do cowork e pode ser visitado todos os dias úteis, no período de funcionamento deste espaço de trabalho colaborativo.

Sensibilizar para o impacto da indústria da moda no nosso planeta é a missão da CircularWear, que começou como uma escolha pessoal. Rita Gomes, a fundadora, já organizava jantares para troca de roupa quando decidiu criar os swap spots e, assim, procurar contribuir para reduzir o consumo compulsivo de roupa e o desperdício e a poluição associados. Em Lisboa e Porto já são quinze os pontos de troca, em mercados, espaços de cowork ou universidades. O swap spot de Torres Vedras junta-se agora à rede, como o primeiro ponto de trocas fora dos grandes centros urbanos.

Para o Cowork é “uma oportunidade de continuar a promover espírito de comunidade e de partilha”, explica a organização. “Está em linha com a nossa identidade e também com os nossos valores, de sustentabilidade, de procura continua por soluções que nos permitam estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis. Acolher este projeto e dar-lhe visibilidade é uma forma de colocarmos em prática aquilo em que acreditamos e, quem sabe, inspirar outros.”

E os números relacionados com a indústria da moda apelam à ação: segundo a CircularWear, cerca de 20% da roupa não é usada uma única vez. Já para se decompor pode precisar de até 40 anos. Mudar mentalidades e apelar à troca e à economia circular são também propósitos da iniciativa que fica agora acessível ao público de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here