
O “Abem” abrange atualmente mais de 4 mil beneficiários de 77 concelhos do país.
O “Abem” foi apresentado em Torres Vedras em maio, assumindo-se como o primeiro programa solidário da Associação Dignitude. Os interessados em beneficiar do programa devem contactar a Câmara Municipal de Torres Vedras através do número 261 320 755 ou do e-mail sandracolaco@cm-tvedras.pt.
O programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento” garantiu o acesso a medicação gratuita, ao longo de um ano, a 41 cidadãos do concelho de Torres Vedras. A medida resulta de um protocolo de colaboração assinado entre o Município de Torres Vedras e a Associação Dignitude, que permitiu a referenciação de beneficiários daquele programa.
O objetivo da iniciativa passa por garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão em situação de carência económica que impossibilite a aquisição de fármacos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e que sejam prescritos por receita médica.
Todos os elementos do agregado familiar que cumpram as condições de acesso ao programa serão abrangidos pelos 41 cartões distribuídos e que podem ser utilizados nas farmácias Torreense, Simões, Quintela, Dois Portos, Maxial, Calquinha e Garcia Alves.
O “Abem” abrange atualmente mais de 4 mil beneficiários de 77 concelhos do país. Em cerca de um ano e meio de existência, com o apoio de 72 entidades referenciadoras, já dispensou mais de 74 mil embalagens de medicamentos.