A ideia é simples: todas as crianças da cidade levam um brinquedo ou jogo de casa. Vale tudo, menos brincadeiras digitais. O projeto foi lançado em Leiria há cerca de um ano e meio. Já recebeu 2 distinções nacionais e uma internacional.
O ano letivo já arrancou para muitas crianças e jovens mas a brincadeira continua a ser parte fundamental do crescimento de qualquer um.
No sábado, 29 de setembro, o parque do Choupal vai receber o programa Brincar de Rua, em que as crianamças, sozinhas ou em grupo, vão correr, saltar, jogar à bola ou com um disco voador, construir com paus e pedras ou simplesmente desenhar com o giz. Vale tudo, menos brincadeiras digitais.
Trata-se de um projeto da Ludotempo, uma associação sem fins lucrativos sediada em Leiria, lançado nessa mesma cidade há cerca de um ano e meio, onde funcionam quatro Grupos Comunitários de Brincar, com grande adesão.
Já recebeu 2 distinções nacionais (10 finalistas no Programa FAZ IOP da Fundação Calouste Gulbenkian e Big Smart Cities) e uma internacional (12 melhores projetos mundiais, apoiados pela UEFA Foundation for Children).
A iniciativa está agora a chegar a Torres Vedras, em parceria com a Câmara Municipal.
Cada criança deve trazer um brinquedo ou jogo de casa, sendo que também estarão disponíveis objetos e desafios preparados para todos. Sábado, das 10h00 às 12h30, parque do Choupal vai estar pronto para receber todas as crianças que queiram brincar ao ar livre.
Este é um evento livre e gratuito (ainda que sujeito a inscrição a partir do formulário disponível no link: http://brincarderua.ludotempo.pt/node/23
Créditos de Imagem: Ricardo Graça