A Ermegeira vai acolher no próximo fim de semana mais um evento do programa “Eixo Diagonal”.
A primeira atividade desse evento será uma oficina de cantares e percussões tradicionais que se realizará no sábado, 16 de novembro, entre as 10h00 e as 12h30 e as 15h00 e as 17h30, na Casa Azul da Ermegeira. Nesta oficina os participantes serão introduzidos à prática do adufe, um instrumento de percussão típico, aprendendo as várias técnicas e ritmos associados ao mesmo, enquanto explorarão também o rico repertório de canções populares em que o adufe é utilizado. O resultado final desta atividade, que proporcionará uma experiência que unirá a percussão e o canto, e com a qual se celebrará a música tradicional, será apresentado pelas 17h30.
Mais tarde, pelas 21h30, o auditório do Centro Social da Ermegeira acolherá um concerto de Tiago da Neta, intitulado Canções sem Palavras e Danças sem Passos. Será um concerto a solo de guitarra, em que Tiago da Neta interpretará composições originais, as quais são fortemente influenciadas pela música e cultura tradicional portuguesa. Refira-se que a denominação do espetáculo remete desde logo para o conteúdo das composições que serão apresentadas no mesmo, as quais consistem numa forma de comunicação não verbal em que o instrumento expressa todas as emoções e sensações que o artista pretende transmitir.
O “Eixo Diagonal” prosseguirá no dia seguinte, 17 de novembro, com duas atividades que se realizarão também no auditório do Centro Social da Ermegeira: uma oficina de bombos que será dinamizada no período da manhã (a partir das 10h00) pela Academia do Bombo de Mafra; e uma atuação e oficina de dança tradicional que será levada a cabo, pelas 16h00, pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”. Nesta última atividade a atuação será intercalada com uma oficina na qual o público será desafiado a juntar-se aos elementos do rancho para aprender algumas das danças mais emblemáticas do folclore português.
O acesso às atividades do próximo evento do programa “Eixo Diagonal” é gratuito.
Recorde-se que este programa constitui-se como um dispositivo de descentralização cultural promovido pelo Teatro-Cine de Torres Vedras, baseado no diálogo, na partilha e na promoção de uma cultura cada vez mais inclusiva e disseminada pelo território do concelho de Torres Vedras.
O objetivo primário do processo relacional inerente ao “Eixo Diagonal” é o de lançar sementes que permitam às comunidades das freguesias abrangidas pelo programa a criação de ferramentas e a promoção de gramáticas criativas para um progressivo e desejável incremento da dinamização cultural local, bem como para a consequente realização de ações de aproximação e formação de novos públicos.
Com “Eixo Diagonal” o Teatro-Cine de Torres Vedras segue uma orientação dialógica e afetiva, incentivando a produção de projetos específicos e procurando apoiar a sua sedimentação e continuidade autónoma no tempo e no espaço.