Comemorou-se o 11.º aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras.
Comemorando o 11.º aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras, realizou-se a XI Semana da Visão, a qual consistiu num programa de atividades que decorreram entre os dias 28 e 31 de outubro e com as quais se pretendeu sensibilizar para a temática da deficiência visual e para a importância dos cuidados a ter com a visão.
Dessas atividades saliente-se a inauguração da exposição tátil Emoções, no dia 28 de outubro, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, a qual foi concebida no âmbito do projeto “Realces”. Emoções, que tem um caráter inclusivo e inovador, convida a descobrir a Arte através do toque, visando principalmente facultar uma experiência tátil imersiva a pessoas cegas ou com baixa visão. A mostra apresenta uma variedade de obras com relevo que podem ser tocadas, exploradas e apreciadas, sendo acompanhada de informações em Braille e um áudio-guia. Refira-se que a inauguração da exposição Emoções contou com intervenções de Ana Umbelino (vereadora da Área de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras), de Jorge Vilela (autor do projeto “Realces”), de Ana Almeida (representante da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia), de Joaquim Franco (jornalista e autor da locução aplicada às obras expostas) e de Eduarda Oliveira (curadora da exposição). Realces estará patente no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras até ao próximo dia 29 de novembro e itinerará posteriormente por outros locais do país.
Outra atividade de caráter cultural realizada no âmbito da 11.ª edição da Semana da Visão foi a representação no dia 29 de outubro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, pelo grupo de teatro do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras, do teatro Traçadinho, tendo a essa apresentação assistido cerca de 200 pessoas, entre as quais alunos dos agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira, bem como elementos de alguns núcleos do projeto “Clube Sénior”.
De relevar também da programação da edição deste ano da Semana da Visão a realização, no dia 31 de outubro, no Centro de Artes e Criatividade, do Encontro “Um olhar sobre a cegueira e baixa visão”, o qual pretendeu sensibilizar para a importância do acompanhamento médico, psicológico, social e reabilitativo no diagnóstico de doenças oculares. Moderado por Ana Cláudio (professora no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias e encenadora do grupo de teatro do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras), este encontro contou com as participações de: José Henriques (médico oftalmologista), Diana Marta (optometrista do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde do Oeste), Anabela Miranda (psicóloga da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), Sandra Colaço (Assistente Social da Câmara Municipal de Torres Vedras) e Fernando Martins (professor no Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias).
Ainda da XI Semana da Visão é de referir: a realização de uma oficina de Braille, no dia 30 de outubro, no Torres Vedras LabCenter, orientada por Fernando Martins; a participação de elementos do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras num ensaio da banda de música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, no decorrer do qual puderam usufruir de experiências sonoras; e o jantar comemorativo do 11.º aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual do Município de Torres Vedras, realizado no dia 28 de outubro.
A XI Semana da Visão foi organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com os agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira (que integram escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão) e a empresa Pax Óptica.