As entradas no Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira para a participação nessa atividade são gratuitas.
“Ecos do Território: Um Retrato Cultural da Freguesia de São Pedro da Cadeira”, a primeira atividade do programa “Eixo Diagonal”, vai acontecer na tarde do próximo dia 24 de março, em São Pedro da Cadeira.
Nesse dia, pelas 16h00, no salão paroquial desta localidade, será exibido Ecos do Território: Um Retrato Cultural, um documentário realizado por Bernardo Pinheiro e produzido pela associação Crivo, o qual aborda as expressões artísticas da Freguesia de São Pedro da Cadeira, procurando relacionar o território e as suas gentes com essas manifestações culturais. Antes da exibição do documentário, a partir das 15h30, haverá uma atuação de bombos no exterior do Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira, sendo que após a exibição de Ecos do Território: Um Retrato Cultural, no espaço onde a mesma terá lugar, a atividade prosseguirá com atuações do grupo coral ICTUS (que interpretará o tema Calçada Branca de Las Buraquenas de Cristo), de fadistas (que interpretarão um fado tradicional), de Manuel Teixeira (que interpretará o tema Tenho barcos, tenho remos, de Zeca Afonso) e de Maiseu (que interpretará o tema original Em tarde ser em ti). A atividade “Ecos do Território: Um Retrato Cultural da Freguesia de São Pedro da Cadeira” terminará com uma visita a uma exposição constituída por peças dos artistas abordados no referido documentário, a qual estará patente também no Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira.
De referir que o “Eixo Diagonal” é um dispositivo de descentralização cultural promovido pelo Teatro-Cine de Torres Vedras, baseado no diálogo, na partilha e na promoção de uma cultura cada vez mais inclusiva e disseminada pelo território do concelho de Torres Vedras.
O objetivo primário deste processo relacional será o de lançar sementes que permitam às comunidades das freguesias abrangidas pelo programa a criação de ferramentas e a promoção de gramáticas criativas para um progressivo e desejável incremento da dinamização cultural local, bem como a consequente realização de ações de aproximação e formação de novos públicos.
Com “Eixo Diagonal” o Teatro-Cine de Torres Vedras segue uma orientação dialógica e afetiva, incentivando a produção de projetos específicos e procurando apoiar a sua sedimentação e continuidade autónoma no tempo e no espaço.
De referir que na realização da primeira atividade do programa “Eixo Diagonal” o Teatro-Cine de Torres Vedras conta com a parceria da Crivo – Associação Cultural de São Pedro da Cadeira.
As entradas no Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira para a participação nessa atividade são gratuitas.