
O Município de Arruda dos Vinhos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE) com a colocação de equipamentos Desfibrilhador Automático Externo (DAE) em pontos estratégicos do concelho, reforçando o planeamento da autarquia em matéria de segurança e saúde.
O PMDAE de Arruda dos Vinhos pretende construir uma rede de operacionais formados e certificados, munidos de um equipamento DAE, com capacidade de dar resposta às situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) na sua proximidade.
De momento, e já no ativo, encontram-se instalados 19 equipamentos de DAE em Recintos Escolares, Piscina Municipal, Paços do Concelho, Junta de Freguesia de Arranhó, Complexos Desportivos, Coletividades/Associações entre outros Edifícios Municipais.
O Programa está em expansão e no passado dia 13 de março, também a Biblioteca Municipal foi contemplada, em curso e muito em breve, será a Sociedade Recreativa, Cultural e Desporto da Tesoureira, o Veículo Florestal de Combate a Incêndios, dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, Junta Freguesia de Arruda e o URDA (sede).
A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, formou este ano 108 formandos, esta formação incluiu atualização de operacionais DAE já existentes e formação de novos operacionais DAE.
As doenças cardiovasculares constituem um dos principais problemas de saúde na sociedade e a evidência empírica permite afirmar que metade dos casos de paragem cardiorrespiratória não chegam com vida às unidades hospitalares, sendo muitas vezes a morte súbita, a primeira manifestação dessa doença.
A rapidez na atuação é de primordial importância, pois aumenta a probabilidade de sucesso na recuperação do batimento cardíaco e diminui a probabilidade de danos irreversíveis a nível cerebral. Agregado à execução de corretas manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), a desfibrilhação precoce, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas superior a 70%.