A Câmara Municipal de Torres Vedras volta, em 2024, a dedicar o mês de novembro à Ciência e à Tecnologia.
Tal acontecerá com a organização, de novo, do programa de atividades “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia”, com o qual se pretende assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). Recorde-se que esta efeméride foi instituída em 1997 em homenagem a Rómulo de Carvalho – professor, pedagogo, autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, poeta e divulgador científico -, sendo seu objetivo aproximar a ciência e a tecnologia dos cidadãos.
O programa “Mês da Ciência & Tecnologia” proporcionará, mais uma vez, um vasto de conjunto de atividades, a maior parte dirigidas à comunidade escolar, mas também algumas que estarão abertas à população em geral.
Das atividades da edição deste ano do programa destinadas ao público em geral, refira-se em primeiro lugar a sessão em Torres Vedras do roadshow “No-Code 2024” (organizado pelo No-Code Institute), que acontecerá na manhã do dia 9 de novembro (a partir das 10h30), no edifício do Centro de Educação Ambiental, por meio da qual os participantes terão acesso a demonstrações de tecnologias de No-Code e à possibilidade de explorar algumas ferramentas digitais. Desenvolver soluções informáticas sem conhecimentos de programação é o mote desta sessão, a qual se relaciona com o movimento No-Code, um movimento que promove a utilização de plataformas informáticas sem código, o que permite que qualquer pessoa, independentemente da sua experiência técnica, consiga desenvolver as soluções digitais de que necessita, criando e lançando produtos digitais. As inscrições para a participação na sessão do roadshow “No-Code 2024” que se realizará em Torres Vedras devem ser efetuadas em: www.nocodeportugal.com/event-page?recordId=recY1fhiNktEf9SAh.
Também no dia 9 de novembro, mas à noite (a partir das 20h30), será proporcionado no Parque Verde da Várzea (perto do edifício do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras), uma sessão de observação do céu noturno com recurso a telescópio. Dinamizada pelo serviço educativo “Quero ser Cientista” e pelo ATV (Académico de Torres Vedras), esta sessão permitirá, se as condições meteorológicas forem favoráveis, observar a Lua, Saturno, Júpiter (e os anéis de ambos os planetas) e a galáxia de Andrômeda.
Também no âmbito da edição deste ano do programa “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia” realizar-se-á, no dia 14 de novembro, outra atividade aberta ao público em geral. Será uma sessão denominada “Valorização dos recursos biológicos marinhos”, a qual será dinamizada pelo MARE | IPL-Politécnico de Leiria, e terá lugar pelas 10h00 e as 14h00, no edifício do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Nesta atividade abordar-se-á, por exemplo, tipos de peixe muito interessantes para a saúde humana mas com baixo valor comercial, algas que podem ser introduzidas na nossa alimentação ou princípios ativos de medicamentos que podem ser encontrados em organismos marinhos pouco estudados. As inscrições na atividade “Valorização dos recursos biológicos marinhos” devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 320 712; ou pelo email: querosercientista@cm-tvedras.pt.
No dia 18 de novembro, pelas 10h00 e as 14h00, o edifício do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras acolherá outra atividade enquadrada na edição de 2024 do programa “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia” destinada ao público em geral. Denominada “Aquaponia Tecnológica no CEA”, essa atividade, que será dinamizada pela Aquaponics Iberia e pelo Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, levará os participantes a conhecer o SOFIS, um sistema instalado por esta última entidade no sistema de aquaponia do edifício do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, que permite a monitorização em tempo real dos parâmetros que influenciam o desenvolvimento das plantas e dos peixes. As inscrições para a participação na atividade “Aquaponia Tecnológica no CEA” devem ser efetuadas também pelo n.º de telefone: 261 320 712; ou pelo email: querosercientista@cm-tvedras.pt.
Já no Torres Vedras Lab Center, igualmente no âmbito da próxima edição do “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia”, no dia 22 de novembro, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico de Leiria apresentarão uma mostra de ciência relacionada com as suas áreas de estudo (Alimentação Saudável; Audiovisual e Multimédia; Estética, Cosmética e Bem-estar; Intervenção em Espaços Educativos; e Intervenção Social e Comunitária).
No mesmo espaço, mas a partir do dia 18 de novembro e até ao dia 23 desse mês, o Curso de Design Industrial do IPL – ESAD.Cr em colaboração com o serviço educativo “Robótica Para Todos” proporcionará uma exposição em que serão abordadas algumas temáticas relacionadas com as aplicações de impressão 3D.
Outra mostra que se enquadra na edição deste ano do programa “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia” é a exposição 25 anos da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, a qual está patente até 6 de dezembro no edifício do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. Trata-se de uma iniciativa que proporciona uma “viagem” até à era dos dinossauros, sendo que na mesma são apresentados fósseis de dinossauros e vestígios de plantas representativos de ecossistemas do Jurássico Superior e Cretácico.
De referir ainda que o próximo evento do ciclo Made in Torres Vedras também se integra na edição de 2024 do “Novembro – Mês da Ciência & Tecnologia”, pelo que, no dia 23 de novembro, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras, acontecerão ações como uma Feira de Ciência e Tecnologia, uma exposição da coleção entomológica da Maceira, uma conversa intitulada “Ciência, verdade ou fake news?” e uma observação astronómica.
Mais informações sobre as mencionadas atividades podem ser obtidas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.