publicidade

Na semana passada a estação televisiva SIC esteve no Centro Educativo da Ventosa a realizar uma reportagem sobre o projecto.

O projecto “Crescer em Acção” tem vindo a ser desenvolvido pelos alunos do 4º ano no Centro Educativo da Ventosa no âmbito da actividade curricular de Iniciação à Programação e Robótica.

Pode ler-se no respectivo sítio electrónico que este projecto consiste “na construção de hardware e software específico, que funcione como instrumento interactivo de aprendizagem das áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – e também como forma de estimular e interagir com crianças com necessidades educativas especiais.

“Com base no tema proposto, os alunos envolvidos no projecto, desenvolveram pequenos brinquedos/robôs em forma de carros/bonecos, que associados a determinadas tarefas, permitem criar actividades pedagógicas, com forte carácter lúdico, possibilitando uma grande variedade de situações de aprendizagem”.

“O funcionamento simples dos brinquedos/robôs, bem como a possibilidade de alterar os jogos associados, permite que as crianças nas diversas actividades pedagógicas, trabalhem de forma mais autónoma, desenvolvendo deste modo, mais uma estratégia de aprendizagem.”

“Os brinquedos/robôs desenvolvidos, assim como a caixa de material de apoio e o “Livro de Actividades”, permitem que a criança ao mesmo tempo que se diverte, desenvolva o conhecimento, a interacção, a autonomia, a solidariedade, a participação e integração social, colocando desta forma a ciência na escola ao serviço da humanização”.

Na semana passada a estação televisiva SIC esteve no Centro Educativo da Ventosa a realizar uma reportagem sobre o projecto “Crescer em Acção”. É de salientar também que recentemente este projecto foi premiado no Campeonato Nacional de Robótica, que se realizou no final de Abril no Parque Regional de Exposições, e é candidato ao prémio da Fundação Ilídio Pinho.

Este ano lectivo a mencionada actividade municipal de enriquecimento curricular foi alargada a todas as escolas do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo, abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do mesmo, no total 623, sendo proporcionada pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Clube de Robótica deste agrupamento.

 

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.