publicidade

As derradeiras ações do projeto “Afinidades” vão acontecer brevemente.

Recorde-se que o mesmo é um projeto de investigação e de produção de conhecimento, o qual é coproduzido pela Plataforma285 e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, e que acontece depois desta companhia ter desenvolvido em quatro territórios do concelho de Torres Vedras (da Freguesia do Ramalhal, da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, da Freguesia da Silveira e da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça) um conjunto de residências artísticas que resultaram no espetáculo That’s all, folks! (o qual foi apresentado em março passado em locais dos territórios em que se baseou a sua construção).

Com o projeto “Afinidades”, que teve início em abril, o diretor artístico da Plataforma285, Raimundo Cosme, voltou ao seu território de origem para pensar o património imaterial das tradições, ideias e convicções que formam a sua base idiossincrática. 

“Afinidades” parte da realização de várias residências artísticas, sendo que cada uma é dedicada a uma temática específica, conta com a participação de um especialista na mesma e culmina numa apresentação pública de acesso livre e gratuito.

A próxima apresentação no âmbito do projeto acontecerá no dia 8 de novembro, pelas 15h00, na Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, e terá como temática “O Lazer e o Familiar”. Refira-se que essa apresentação resulta de uma residência artística que foi orientada por Laura Galhano e realizou-se em diversos espaços, nomeadamente na Casa Vermelha (Ribamar), na Praia de Santa Rita, nas Termas do Vimeiro, na Sociedade Filarmónica Ermegeirense, no espaço do núcleo de A dos Cunhados do “Clube Sénior”, na sede da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e no Clube Desportivo de A dos Cunhados. A propósito da temática dessa residência, refira-se que a análise dos momentos de lazer de uma sociedade permite-nos entender muitos aspetos das suas relações. “Afinidades” debruça-se sobre o tempo de lazer para pensar que peso ocupa, de facto, este tempo na vida dos que habitam na região em que se realizou a residência, e que impacto tem nas suas construções sociais.

A última apresentação no âmbito do projeto “Afinidades” realizar-se-á no dia 9 de novembro, pelas 15h00, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, e será subordinada à temática “Modelos de Identificação”. De referir que essa apresentação decorre de um trabalho desenvolvido sob a orientação de Luísa Sol e que conta com o apoio da ESTUFA – Plataforma Cultural. Relativamente à sua temática, Raimundo Cosme refere o seguinte: “Crescemos educados por modelos identitários e comportamentais que aprendemos ao copiarmos. Ainda assim, o choque entre gerações e identidades é sempre evidente. As gerações mais novas têm agora um mundo inteiro de referências, mas talvez tenha sido a minha a primeira a ter isso desde o princípio da sua formação”.

Também no dia 9 de novembro, e igualmente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, abrirá ao público uma exposição que dará a conhecer o resultado final do trabalho realizado no âmbito do projeto “Afinidades” (em que foram abordados também os temas “Trabalho”, “Paisagem rural e litoral” e “O sagrado, o divino e o celebratório”). Essa mostra estará patente até 23 de novembro.

publicidade

Artigo anteriorEscolas de Óbidos celebram o Halloween e o Pão por Deus
Próximo artigoSessão temática da Assembleia Municipal debateu sobre o acesso aos cuidados de saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui