Projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos foi apresentado
publicidade

A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou ontem um estudo prévio do projeto de requalificação da “Praça de Batata” – “um processo que não está fechado.”

A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou ontem o projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos que resultou dos contributos dados pelos torrienses na sessão participativa que decorreu a 29 de janeiro.

O projeto “encontra-se em fase de estudo prévio” e, por isso, “é um processo que não está fechado”, relembrou Bruno Ferreira, vereador do Urbanismo na sessão de apresentação de ontem.

A proposta de requalificação da Praça Machado dos Santos, apresentada ontem a cerca de 30 torriense que se deslocaram ao LabCenter, sugere uma área central livre e ampla, o que tornará o espaço “mais flexível e polivalente, para que se possam realizar diversos tipos de eventos”, destacou a arquiteta Rafaela Valentim.

Quanto ao pavimento, será mantida a calçada portuguesa mas será adicionado o lajedo de pedra, visível nas restantes ruas do centro histórico de Torres Vedras, que irá percorrer as duas travessas laterais da Praça, terminando na zona sul, junto ao estabelecimento comercial ali existente, onde será criada uma zona de estadia com um banco e vegetação.

Além dessa zona de estadia, será criada outra a nascente com duas árvores em caldeira e um banco numa zona “ligeiramente sobrelevada”. A proposta contempla, ainda, bancos com costas junto à Igreja de Santiago.

No que diz respeito ao mobiliário urbano foi proposto algum mobiliário urbano movível: chapéus de sol, cadeiras e mesas.

No que toca às árvores a plantar, Rafaela Valentim sublinhou a primazia por espécies autóctones, destacando espécies como oliveira, tramazeira ou loureiro. Espécies ornamentais e aromáticas, como alecrim, alfazema, tomilho ou jasmim.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here