Estabelecer pontes entre aquelas duas artes e sobretudo incentivar a leitura junto dos alunos, tendo por base o cinema e o cruzamento entre livros e filmes, foram os objetivos centrais desta iniciativa.
Trata-se de um projeto-piloto promovido pela Câmara Municipal e o Académico de Torres Vedras, que decorreu entre outubro e abril, e em que participaram as turmas 7.º A da Escola EB 2,3 do Maxial e 10.º H da Escola Secundária Henriques Nogueira.
Estabelecer pontes entre aquelas duas artes e sobretudo incentivar a leitura junto dos alunos, tendo por base o cinema e o cruzamento entre livros e filmes, foram os objetivos centrais desta iniciativa.
Durante as sessões de trabalho deste projeto os alunos puderam perceber como são feitas, no geral, as adaptações dos livros ao cinema, o que é um guião ou mesmo como é o mundo do cinema (as profissões e a linguagem cinematográfica). Nas sessões práticas, os alunos foram divididos em grupos e exploraram excertos de obras selecionadas, nomeadamente os livros A Invenção de Hugo Cabret de Brian Selznick e Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, bem como as respetivas abordagens cinematográficas.
Todos os alunos puderam passar pelas duas experiências (leitura do livro e visionamento dos filmes), permitindo que fizessem uma apreciação crítica sobre o trabalho autoral realizado e que a partilhassem em contexto de turma.
No último dia do projeto, dando a conhecer as instituições municipais que trabalham e representam as artes em questão, foram realizadas visitas guiadas à Biblioteca Municipal e ao Teatro-Cine.