“Movimento pretende combater a solidão e o isolamento”.
Como forma de assinalar o Dia Internacional do Idoso, o Município de Torres Vedras promoveu no passado dia 2 de outubro a atividade “Pedalar sem idade”.
Traduzido do original “Cycling without age”, a “Pedalar sem idade” foi fundada na Dinamarca, em 2012, por Ole Kassow. O movimento pretende combater a solidão e o isolamento, proporcionando um dia diferente a idosos e pessoas com mobilidade reduzida que estão em centros de dia, lares ou até mesmo em casa. Através do trishaw, uma bicicleta adaptada e conduzida por voluntários, todos os passageiros ganham uma nova perspetiva das cidades.
Na página oficial do projeto pode ler-se: “Pedalar Sem Idade é uma atitude, uma forma de estar na vida, é sobre relações humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram.”
Nesta iniciativa participaram 56 munícipes, 40 dos quais provenientes de instituições de apoio a idosos do Concelho: Centro de Acolhimento São Pedro da Cadeira; Casa do Povo de Freiria; Barro Senior Residence; Lar Nossa senhora do Carmo e Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira. 16 participantes pertencem à Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras.