publicidade

68 intervenções foram realizadas durante a finda época balnear no âmbito do projeto Praia Segura.

Tratou-se do maior número de ocorrências desde que o mesmo foi implementado, em 2009, o que reforça a pertinência deste projeto.

Recorde-se que o Praia Segura consiste no patrulhamento da costa do concelho de Torres Vedras, com especial incidência nas praias não concessionadas, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional numa viatura devidamente equipada.

Aquela informação foi dada a conhecer no dia 13 de setembro, na Praia do Pisão, no decorrer da sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras.

De referir que a maioria das intervenções realizadas no âmbito do Praia Segura prenderam-se com primeiros socorros (38%) e acidentes aquáticos/socorros e náufragos (22%), tendo a respetiva viatura estado 93 dias no terreno, durante 930 horas, e percorrido 7985 km (média diária de 92 km).

Na sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras, como já é habitual, foi entregue o Prémio Cidadania, o qual consiste, recorde-se, em distinguir uma ação ou um comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias deste território. Este ano o prémio coube a Vítor Santos, devido ao auxílio que prestou a pessoas que caíram de uma embarcação no dia 9 de agosto na Praia de Porto Novo.

Ainda nessa sessão foram entregues diplomas de agradecimento a nadadores salvadores que estiveram em funções no concelho de Torres Vedras durante a época balnear, bem como aos elemento da Autoridade Marítima Nacional que integraram o projeto Praia Segura.

De referir ainda que este projeto contou este ano com o apoio das seguintes entidades: Tecauto, capitanias dos portos de Peniche e de Cascais, Instituto de Socorros a Náufragos, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade-Mundial, Kontraproduções, Transportes Paulo Duarte, Extincêndios, Pneutorres, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Guarda Nacional Republicana, concessionários de praia do concelho de Torres Vedras e um conjunto de restaurantes de praias do mesmo (Hotel Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Bar Restaurante do Pisão, NOAH Restaurant & Beach House, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, 2R Bar Praia Formosa, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Praia da Assenta, Sizandro Beach Lodge, Acqua Beach Bar, Restaurante La Fontana, Vela D’ Ouro Restaurante, Pizzaria La Rampa e Pizzaria Mamma Mia).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.