Projeto Ser a Brincar do ATV replicado no concelho de Mafra
publicidade

No último ano letivo contou com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de 14 professores, abrangendo nos dois concelhos cerca de 1730 alunos.

O projeto Ser a Brincar, uma das AEC’s (Atividades Extra Curriculares) do ATV – Académico de Torres Vedras, nasceu em 2007, tendo completado recentemente 10 anos letivos nas escolas.

Desde o início, enquanto atividade de Expressão Dramática, promoveu muitas aventuras e desafios junto dos alunos, tendo tido algumas alterações ao longo do tempo, mas a sua essência mantém-se: explorar a criatividade das crianças, recorrendo ao seu imaginário e usando o jogo dramático como ferramenta.

O território geográfico do Ser a Brincar foi aumentando e extrapolou fronteiras, passando a realizar-se fora do concelho de Torres Vedras, nomeadamente no concelho de Mafra.

O público-alvo variou entre os alunos do 1º/2º ano e todo o primeiro ciclo, tendo-se fixado no primeiro grupo. No último ano letivo contou com a colaboração de uma equipa multidisciplinar de 14 professores, abrangendo nos dois concelhos cerca de 1730 alunos.

Entretanto, o trabalho nas escolas diversificou-se e atualmente são trabalhadas as 7 artes com os alunos. Desenvolveu-se também o conceito de projeto final, em que todas as turmas envolvidas no projeto, aprofundam uma das artes e realizam uma apresentação final com recurso a essa arte. O Livro dos Monstros foi o projeto pioneiro, mas já foi abordada a escultura, cinema, pintura e design.

O projeto deu origem a 3 novos projetos, respondendo às necessidades artísticas que foram surgindo nos vários territórios onde estamos: Música a Brincar, Ser a Brincar – Jardim de Infância e CriArte.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here