Proteção Civil assinala hoje Dia Internacional para Redução de Catástrofes
publicidade

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) assinala hoje o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes com o lançamento da página da internet da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (www.pnrrc.pt).

Instituído em 1989 pelas Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala a 13 de outubro, pretende “sensibilizar governos, organizações e cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes”.

Segundo a ANPC, Portugal constituiu formalmente, em 2010, no quadro da Comissão Nacional de Proteção Civil, a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC) para dar cumprimento às recomendações das Nações Unidas.

A PNRRC é operacionalizada por uma subcomissão coordenada pela ANPC e que integra representantes de cerca de 40 entidades, incluindo serviços da administração pública central e local, setor privado, universidades e ordens profissionais.

O site da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes disponibiliza o livro “Cidades Resilientes em Portugal”, também hoje lançado, e que destaca “as boas práticas desenvolvidas” pelos municípios da Amadora, Cascais, Funchal, Lisboa, Odivelas, Setúbal e Torres Vedras na capacidade de superar uma catástrofe.

Estes sete municípios portugueses fazem parte das 2.000 “Cidades Resilientes” existentes em todo o mundo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here