Provas de vinhos e showcookings tomaram conta do Arena Shopping durante o mês de julho
publicidade

Durante o mês passado decorreram 4 atividades em simultâneo: provas de vinhos, Showcookings, provas de azeite e concurso de fotografia.

Torres Vedras e Alenquer receberam a distinção da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, atribuída anualmente pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN.

Ao longo deste ano, os municípios de Torres Vedras e Alenquer promovem, em conjunto com os seus parceiros locais, mais de 80 atividades ligadas à vinha e ao vinho, que passam por áreas como a cultura, o desporto e a ciência.

Durante o mês de julho, o Arena Shopping recebeu um evento relacionado com esta distinção e para isso foram convidados todos os produtores que integram a Cidade Europeia do Vinho 2018.

Estiveram presentes 10 produtores, adegas de pequena e de grande dimensão: Adega
Cooperativa de São Mamede Ventosa, Adega Cooperativa Dois Portos , Adega da Murnalha,
Adega Mãe, Caves Rendeiro, Fonte das Moças, Encosta da Vila, Quinta da Almiara, Quinta da Folgorosa e Quinta dos Plátanos.

Eng. João Melícias (Vinho Fonte das Moças) e Dr. Rui Ruivo (Administrador do Arena Shopping)

Assim, todos os dias do mês passado, houve oportunidade para fazer provas de vinhos desses mesmo produtores. “Tivemos aqui uma mostra, perante um público muito vasto, de todos os vinhos quer da região de Torres Vedras quer da região de Alenquer”, revela Teresa Batista organizadora do evento.

Nesta exposição todo o cenário foi constituído por ferramenta e utensílios que eram usados antigamente na vinha e na produção do vinho. Todos os elementos que fizeram parte do cenário foram cedidos pela Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, Escola Agrícola de Runa e pela Associação de Agricultores de Torres Vedras (AATV).

“Estas exposições não vêm deste ano, a Associação de Agricultores já fazia várias ações relacionadas com o vinho em Lisboa, por exemplo”, revela Vitor Napoleão, presidente da AATV.

No Arena Shopping, todos os dias do mês passado, decorreram então quatro atividades em simultâneo: provas de vinhos, para dar a conhecer os vinhos da região e onde os produtores puderam mostrar e vender os seus vinhos; Showcooking para mostrar produtos de região e a forma como podem ser confecionados; provas de azeite da AZEOL e um concurso de fotografia em que o objetivo era demonstrar o vinho enquanto catalisador de amizades.

“Não queríamos que as pessoas tivessem de ir para a rua, para o meio de uma vinha, queríamos os momentos de descontração e de convívio que o vinho pode proporcionar”, explica Teresa Batista.

Susana Mira (Smart Comunicação) e Teresa Batista (Tudo ideias boas) – Organizadoras do evento

A exposição com provas de vinhos estendeu-se então aos showcookings com mostras de comida da região. A cozinha foi cedida pela ESCO e os chefes foram desafiados a cozinhar apenas com alimentos da região: BACALHAU RIBERALVES, frango da AVIBOM, azeite da AZEOL, frutas e legumes da FRUTAS PATRICIA PILAR e todas as refeições confecionadas eram servidas em pão da PANCRISP.

“Mais do que aproveitar esta onda do vinho foi também dar a conhecer à população em geral a riqueza que temos na nossa região. Não só é a maior região vínica do país como também temos uma riqueza gastronómica enorme e penso que as pessoas que testemunharam esta iniciativa ficaram a conhecer um pouco melhor todas estas qualidades num dos pontos que é o maior ponto comercial da região, o Arena Shopping”, referiu Teresa Batista.

Os convidados para fazerem maravilhas com os alimentos regionais nos Showcookings foram o Restaurante Roots, a Regina Mira que apesar de não ser chef é uma aficcionada pela cozinha e a ESCO, tantos professores como alunos.

Mas as surpresas não ficaram por aqui. Para dar vida a esta cozinha vieram também dois bloggers nacionais – “o que fazer para jantar?” ?” (com Silvia Ferreira Pinto) e “o chefe a dias” (com Filipe Dias).

Ao todo, são cerca de 11.885 hectares de área de vinha que se dividem entre o território dos dois concelhos, que além de darem origem a vinhos tintos e brancos, são ainda pioneiros na produção de vinhos leves e contam com duas Denominações de Origem (DOC) da região de Lisboa.

“Para nós é importante podermos promover os vinhos de Torres Vedras e Alenquer no âmbito da Cidade Europeia do Vinho e julgo que foi um mês extremamente vantajoso e por isso deixo um agradecimento muito especial ao Arena Shopping que desde a primeira hora disse que sim ao projeto e também a todos os produtores”, afirma o presidente da câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

Torres Vedras e Alenquer representam uma das mais tradicionais zonas vitícolas de Portugal onde o vinho terá desempenado, desde sempre, um importante papel na economia local.

“Todas as iniciativas são importantes para a divulgação da Cidade Europeia do Vinho 2018 e por tanto esta iniciativa foi bem conseguida, divulgou aquilo que temos de bom no território. Dou os parabéns a quem a pensou e a quem a executou”, expôs o presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado.

“O Arena Shopping tem também a missão de colaborar e dar visibilidade às iniciativas
relevantes da região, pelo que não poderíamos deixar de nos associar à comemoração do
titulo de Cidade Europeia do Vinho 2018, atribuída conjuntamente às cidades de Torres Vedras e Alenquer”, refere o administrador do Arena Shopping Rui Ruivo, revelando a razão pela qual decidiu promover esta ação no Arena Shopping.

publicidade

Artigo anteriorHorário de animação no Pateo da Azenha reposto para todos os dias até às 24h neste mês
Próximo artigoAlerta Vermelho: Hoje a cidade poderá chegar aos 41 graus
Joana Timóteo
Nasci em Torres Vedras a 25 Fevereiro de 1996. Apaixonada pela comunicação e pelo jornalismo Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona, encontrei nas minhas raízes o meu primeiro "grande" desafio profissional na minha área!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui