Próxima moeda comemorativa da série
publicidade

Em 2018, Rosa Mota, ex-atleta portuguesa campeã olímpica, europeia e mundial da maratona, foi a grande figura do desporto nacional homenageada.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM), irá cunhar e comercializar, este ano, a moeda que visa homenagear Joaquim Agostinho, figura ímpar do ciclismo nacional e internacional.

Será a quarta moeda da série “Ídolos do Desporto”, coleção iniciada em 2016, dedicada ao futebolista Eusébio. No ano de 2017, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda homenageou Carlos Lopes, 1º Campeão olímpico português e em 2018, Rosa Mota, ex-atleta portuguesa campeã olímpica, europeia e mundial da maratona, foi a grande figura do desporto nacional homenageada.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. (INCM), no âmbito do Plano de Emissões de Moedas, pretende “comemorar figuras populares de enorme notoriedade, que de alguma forma contribuíram para elevar o nome do país”.

Características visuais da moeda:

“A moeda designada «Joaquim Agostinho» apresenta no anverso as legendas «Portugal», «2019», na parte superior ao centro o escudo de armas abaixo do qual se inscreve o valor facial e, numa estreita coroa circular, agarrada à curvatura da moeda, a representação da figura do ciclista nos três eventos mais importantes em que Joaquim Agostinho se destacou: Volta a Espanha, Volta a França e Volta a Portugal, do lado direito a indicação do autor e a legenda «INCM», no reverso a representação do ciclista em imagem escultórica de grande dimensão, simbolizando o poder atlético e pedalada vigorosa, no campo central o logótipo da palavra «Joaquim», abaixo do logótipo figuram os anos de nascimento e morte do atleta «1943/1984», na orla esquerda inscreve-se legenda «Agostinho»”.

De acordo com o documento oficial em Diário da República, a INCM está autorizada a cunhar até 2 500 moedas em prata e 2 000 moedas em ouro.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here