PSD quer conhecer motivos do atraso das obras de modernização da Linha do Oeste
publicidade

O deputado do PSD Duarte Pacheco questionou o Ministério das Infraestruturas acerca do atraso no arranque das obras de modernização da Linha ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz).

Numa pergunta enviada ao ministério, o social-democrata questionou qual “o motivo do atraso na concretização do programa Ferrovia 2020 no que se refere à modernização da Linha do Oeste”.

Duarte Pacheco quer ainda saber se o ministro Pedro Nuno Santos “está em condições de garantir que esses trabalhos não sofrerão mais adiamentos”.

O concurso público lançado em julho, no valor de 68,5 milhões de euros, para as obras de modernização da linha entre Meleças (Sintra) e Torres Vedras foi prorrogado, prevendo-se a entrega das propostas até terça-feira e o início da empreitada no segundo semestre de 2020.

O deputado social-democrata frisou que, face aos novos prazos, “o início dos trabalhos deslizou”.

Para Duarte Pacheco, é uma “obra há muito ansiada pela população da região Oeste e cada vez mais indispensável para que o comboio se torne numa verdadeira alternativa para as suas deslocações, quer dentro da regia, quer para Lisboa”.

Para as obras entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, a IP está a finalizar o projeto de execução, prevendo que “o respetivo concurso possa ser lançado nas próximas semanas”.

A empresa também já lançou concursos para a contratação da fiscalização para todas as intervenções previstas na modernização da Linha do Oeste, para o projeto da nova subestação de tração elétrica, no concelho de Torres Vedras, cujas obras deverão começar no segundo semestre de 2020, e para a contratação de um sistema de sinalização eletrónica no troço entre Meleças e Caldas da Rainha, prevendo-se o seu lançamento durante o primeiro trimestre de 2020.

Num comunicado divulgado esta semana, a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) informou que não houve qualquer suspensão ou cancelamento das obras previstas para a Linha do Oeste.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here