PSD reclama urgência na reabilitação da Escola Raul Proença nas Caldas da Rainha
publicidade

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria recomendaram ao Governo a reabilitação urgente da Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, alertando para o mau estado de conservação da escola com quatro décadas.

A escola, construída no final dos anos 70, “tem vindo a assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional do seu edificado”, consideram os deputados num projeto de resolução em que recomendam ao Governo que “realize com urgência a intervenção de ampliação e requalificação” da Secundária Raul Proença.

No documento os deputados apontam problemas ao espaço escolar decorrentes do “desgaste provocado pelo uso, pelo envelhecimento natural e pelas patologias construtivas no interior das edificações e recinto exterior, bem como nas redes prediais”.

Desconforto térmico, acústico e lumínico e baixa eficiência energética são algumas das falhas apontadas ao edifício, composto por quatro blocos de salas de aula com “problemas de impermeabilização, empolamentos das pinturas, desgaste da coloração das fachadas, eflorescências e fissuração nas paredes exteriores, vedantes das janelas ressequidos e estores danificados”, pode ler-se no documento.

 A lista dos problemas passa ainda por maus cheiros ou inundações nas instalações sanitárias, pavimentos desgastados, escadas e outros acessos não regulamentares, falta de um sistema de aquecimento e refrigeração e equipamentos informáticos obsoletos e com cabos de alimentação à vista.

“Urge uma intervenção que corrija os problemas construtivos manifestos, a reparação ou substituição parcial de redes de águas, esgotos e de eletricidade e uma adequação funcional tendo em conta a diversificação e qualificação dos espaços destinados ao ensino-aprendizagem”, defendem os deputados, destacando os laboratórios das ciências experimentais, os espaços para educação física ou as áreas de aprendizagem informal.

No projeto de resolução, os deputados apelam assim ao Governo que proceda à cabimentação de verbas para a requalificação da escola que, nas últimas décadas, tem beneficiado apenas de “intervenções minimalistas”, conclui o documento entregue na Assembleia da República.

A Escola Secundária Raul Proença é frequentada por cerca de 1.200 alunos.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here