publicidade

Saiba quais os benefícios.

A saúde mental é um termo abrangente com várias vertentes que merecem atenção. Neste artigo, vamos destacar as quatro vertentes mais prevalentes na sociedade: o stress, declínio cognitivo em idosos, depressão/ansiedade e qualidade do sono.

O exercício físico é capaz de estimular a produção de hormonas que contribuem para a nossa saúde mental, conhecidas como “hormonas da felicidade”, como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas vive sob constante stress, e o exercício físico é fundamental para combater os níveis de stress e melhorar a qualidade de vida. Com o exercício físico, podemos relaxar os músculos e aliviar a tensão no corpo. Como existe uma ligação direta entre corpo e mente, é natural que, quando o corpo se sente melhor, a mente também se sinta melhor.

Além disso, o exercício físico pode melhorar a qualidade do sono, proporcionando maior descanso e relaxamento para o corpo e a mente. Também é importante realçar que, à medida que envelhecemos, as nossas capacidades cognitivas, como a atenção e a concentração, tendem a diminuir. No entanto, diversos estudos comprovam que o exercício físico pode ser um fator protetor contra a perda destas capacidades.

Quanto à depressão e ansiedade, sabe-se que o exercício físico pode ajudar a libertar endorfinas e outras substâncias químicas que atuam no cérebro e transmitem energia para o corpo. Além disso, pode servir como um momento de distração para a pessoa.

Se não dorme bem, sente-se muito enervado/a, não tem vontade de sair de casa, não quer ter contacto com muitas pessoas. Venha conhecer o Efit, um estúdio onde o treino é adaptado para si e para os seus objetivos, no máximo estão três pessoas a treinar em simultâneo e demora apenas 25 minutos!

Venha experimentar!

publicidade

Artigo anteriorATV: Tomaram posse os novos Órgãos Sociais
Próximo artigoLinhas de Torres – Running Challenge: do desportivismo à causa solidária
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui