publicidade

Quinzena de atividades dedicadas ao ambiente vai ser de novo proporcionada no concelho de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras vai mais uma vez comemorar o Dia Mundial do Ambiente com uma quinzena de atividades.

Do respetivo programa de atividades, refira-se as abertas à população em geral:

LandArt  – Arte na Paisagem 2017

7 de junho

É a 4.ª edição de uma série de exposições que visam promover os recursos naturais, culturais e históricos da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

Consiste na construção e exposição de estruturas com materiais fundamentalmente recolhidos da natureza.

A 4.ª edição do LandArt conta com o envolvimento da população e da Associação de Socorros do Turcifal, assim como do Clube Sénior.

No dia da inauguração será realizado um Workshop onde serão apresentadas técnicas de construção e interligação de materiais recolhidos da natureza com materiais transformados, expostos em quadros e telas.

Esta exposição tem caráter efémero.

Horário: 14h30

Local: Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Cadriceira)

Conferência no âmbito da candidatura “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”

9 de junho

A conferência “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” irá abordar a temática da conservação da natureza e da biodiversidade com incidência nas áreas classificadas da Rede Natura 2000, envolvendo a comunidade escolar e especialistas na matéria. Esta conferência funcionará ainda como uma plataforma de divulgação da candidatura “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” nomeadamente das suas diversas ações e resultados alcançados.

Horário: 9h às 12h45

Local: Dolce CampoReal

Sessão de Boas Práticas Agrícolas

9 de junho

A conservação ambiental é atualmente uma das grandes preocupações ambientais e, naturalmente, de quem tem a responsabilidade de gerir o território do concelho de Torres Vedras. Neste sentido, esta sessão direcionada para os agricultores do mesmo pretende consciencializá-los da responsabilidade da agricultura para a manutenção das boas condições ambientais desse território.

Horário: 18h30 às 19h30

Local: Auditório Municipal

Projeção do filme “Before the Flood”

10 de junho

O documentário “Before The Flood” é focado nas alterações climáticas, bem como naquilo que cada um pode fazer para evitá-las. Produzido por Leonardo DiCaprio, pretende ser uma plataforma de sensibilização e discussão sobre o impacto das ações humanas no planeta.

O documentário foi gravado ao longo de três anos e acompanha a trajetória do ator pelo mundo, discutindo as alterações climáticas com figuras políticas, cientistas e individualidades diretamente ligadas ao fenómeno.

Horário: 21h

Local: Centro de Educação Ambiental

Conferência da PPLSSA (Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira)

14 de junho

Conferência que tem como objetivo principal o diálogo e a reflexão acerca do turismo sustentável, de forma a trocar experiências de grande valor simbólico, interagindo e usufruindo com respeito pela natureza e sustentabilidade.

Será composta por uma mesa redonda subordinada ao tema “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o desenvolvimento” e dois momentos subordinados aos temas “Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras” e “Estratégia Turismo 2027”.

No final, os presentes serão convidados a intervir num saudável debate sobre as temáticas abordadas.

Horário: 9h às 12h45

Local: Centro de Educação Ambiental

Início da Época Balnear

17 de junho

No concelho de Torres Vedras a época balnear decorre de 17 de junho a 17 de setembro.

A respetiva sessão simbólica de início irá acontecer na Praia de Porto Novo, local que irá hastear pela primeira vez a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Horário: 10h30

Local: Praia de Porto Novo

A praia vem à cidade!

19 de junho

A Praia Vem à Cidade! pretende assinalar o arranque da época balnear no concelho de Torres Vedras, no sentido de convidar a população a frequentar/visitar as suas praias.

Horário: 9h

Local: Átrio do Edifício da Câmara Municipal

Exposição coletiva “Oceano – Mar é Vida”

20 de junho a 11 de julho

“Oceano – Mar é Vida” é um espaço imenso de liberdade, de desconhecido, de desejos, de esperanças, de movimento, de medos, de aventuras intemporais onde o imaginário de cada um se pode deixar transportar no vento das suas superfícies imensas e no movimento das suas vagas e correntes, até ao fundo dos abismos impenetráveis…

Os artistas da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro, num movimento espontâneo de pintores, escultores e tecelões, embarcam neste imenso desafio e aventura.

As obras levam da epopeia marítima onde naus e caravelas enfrentaram os monstros do desconhecido e o gigante Adamastor na descoberta do imenso, à poesia de Pessoa, ao Fado mas também aos reflexos do mundo submarino e ao constante movimento das vagas e das espumas contra os rochedos, aos abismos onde regurgita a vida que se transforma e adapta deixando, ainda, o seu grito de alarme para o flagelo da agressão a que são submetidos os Oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos que emergem como tsunamis, tempestades, o desaparecimento dos gelos das altas latitudes e a poluição dos mares.

A visita a esta exposição é um sinal inequívoco de encorajamento à arte que singra a custo pelo meio das bolas de futebol e dos “reality Trumps”; é ainda uma forma de contribuir para levar Portugal ao Mundo através da Expedição MARBOREALIS.

Local: Centro de Educação Ambiental

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.