Quinzena gastronómica da Aguardente na Lourinhã
publicidade

6ª QUINZENA GASTRONÓMICA DA AGUARDENTE DOC LOURINHÃ

Cerca de 40 receitas com uma das melhores aguardentes do mundo 

Entre 16 e 26 de novembro, irá realizar-se a 6ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, um evento que pretende promover este produto de excelência e que é considerado uma das três melhores aguardentes do mundo.

Durante 10 dias, a Aguardente DOC Lourinhã será o ingrediente “estrela” de cerca de 40 receitas gastronómicas, que vão desde o doce ao salgado, passando por alguns dos pratos portugueses mais caraterísticos, e que poderão ser apreciadas em 915 restaurantes.

Começando por um Cocktail com Aguardente DOC Lourinhã ou um Peixe Marinado com Citrinos e Aguardente DOC Lourinhã; passando, depois, para um Foie Grass com Aguardente DOC Lourinhã e Frutos Vermelhos;Gambas Flamejadas com Aguardente DOC Lourinhã; uma Salada d’Outono com Aguardente LourinhãSpaghetti al Nero di Gamberi com Aguardente DOC Lourinhã ou um Pastelão de Batata Doce com Bacon Aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã, as opções são variadas e de deixar água na boca. Para sobremesa, a Aguardente combina na perfeição com uma Mousse de Chocolate; um Pudim de Café ou um Cheesecake de Caramelo e Ananás ou um Pudim de Pêra Rocha do Oeste Com Aguardente DOC Lourinhã. 

Além da componente gastronómica, a iniciativa contará ainda com o lançamento do livro “Territórios Vinhateiros de Portugal – Lourinhã”, no dia 16 de novembro, às 18H00 no espaço Sabores Lourinhã e com o já “afamado” Dia Aberto de Visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, no dia 18 de novembro às 15H00 (mediante inscrição prévia). 

“A Aguardente DOC Lourinhã é uma das três melhores do mundo e por isso um motivo de orgulho. Com a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, a autarquia pretende promover este produto da região e contribuir para a valorização e dinamização da economia local”, considera João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.

O sucesso das últimas cinco edições da iniciativa comprova, por si só, o interesse em experimentar esta reinvenção da abordagem à aguardente DOC Lourinhã”, conclui o responsável.

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã  é organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, e vários estabelecimentos de restauração.

Entre os restaurantes que este ano irão participar no desafio da autarquia encontram-se: Areal Beach Bistrot By Chakall; Restaurante Barracão do Petisco; Restaurante Chico Neto; Jardim Cervejaria; Restaurante Vista Mar By Noiva do Mar; Paraíso da Foz; Pizza & Companhia; Pizzaria da Praia; Restaurante Castelo; Restaurante Dom Lourenço; Restaurante Os Severianos; Restaurante Pão Saloio; Sports Bar Restaurante e Hamburgueria; Restaurante Pão-de-Ló e o 100 Pratus.

Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 25 anos em 2017 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here