Rafael Gil e Angélica André mantêm títulos nos 10 km
publicidade

O atleta natural do Sobral de Monte Agraço, Rafael Gil, sagrou-se campeão nacional de 10 km em águas abertas, pelo quarto ano consecutivo.

O campeonato Nacional Open de 10km, 7.5km, 5km e 1500m Master ocorreu no Sábado, 19 de Maio, na Aldeia do Mato, Abrantes e os atletas Rafael Gil e Angélica André sagraram-se campeões nacionais de 10 km em águas abertas.

É a quarta vez consecutiva que Rafael Gil (individual da Associação de Lisboa) assegurou o triunfo na distância Open à frente de Tiago Campos (Rio Maior) e do espanhol Pablo Dominguez (Andaluzia), segundo a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

“O objectivo era ganhar e sinto-me feliz por ter alcançado o meu quatro triunfo consecutivo no nacional. Este resultado serviu também de avaliação no meu processo de treino que tem como grande objectivo esta época as taças do mundo de Setúbal e o europeu de águas abertas. Foi uma prova bem disputada, os meus adversários mostraram que também estão em boa forma”, revela o atleta natural de Sobral de Monte Agraço à FPN.

“Procurei isolar-me a partir da segunda volta, mas o Tiago Campos veio comigo. Na parte final destaquei-me para vencer. Este é um resultado que confirma que estou no bom caminho em termos de preparação após um período em que decidi apostar mais nos estudos, tendo em conta que fora uma primeira época no novo ciclo olímpico”, acrescenta Rafael Gil.

“Ainda assim consegui aproximar-me dos meus recordes pessoais e até superar o dos 800 Livres o que mostrar o trabalho que tenho vindo a realizar com Carlos Cruchinho e a equipa são bons. O que me faz ambicionar obter a integração no projecto olímpico para Tóquio nas águas abertas”, conclui o atleta.

Na prova feminina, Angélica André, do Fluvial Portuense, ocupou o primeiro lugar no pódio, à frente de Eva Carvalho (Benfica) e da espanhola Irene Moralez (Andaluzia) que ocupou o terceiro lugar.

“Esta foi a primeira prova importante da temporada e estava um pouco expectante quanto ao resultado. O objectivo era ganhar. Tenho treinado como nunca e por isso esperava fazer aqui uma boa prova. Assumi a liderança, o que não é fácil. Tentei isolar-me na terceira volta e ganhar. O grande objectivo da época é o Europeu”, conta a atleta à FPN.

Crédito de Imagem: Facebook Rafael Gil – Atleta

 

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here