publicidade

No âmbito das comemorações da Batalha do Vimeiro, irá realizar-se de 17 a 19 de julho o Mercado Oitocentista e as Recriações Históricas da Batalha do Vimeiro, uma das maiores batalhas nacionais, travada entre as tropas luso-inglesas e as francesas em agosto de 1808 e que pôs fim à primeira invasão napoleónica portuguesa.

De sexta a domingo, irão decorrer várias encenações e recriações, workshops e visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, entre outras iniciativas.

A população local irá participar nas várias atividades e, durante os três dias, cerca de 60 recriadores militares de diferentes nacionalidades irão retratar alguns dos principais acontecimentos da Primeira Invasão Francesa.

A programação tem início às 19H00 de dia 17, sexta-feira, com a abertura do Mercado Oitocentista (mostra e venda de produtos, animações de rua, circuito de jogos tradicionais à época e recriação de ofícios oitocentistas); às 20H30 segue-se a visita “À noite no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro”; às 22H00 a encenação “A corte que parte e o invasor que chega” – referente à partida da corte para o Brasil em 1807 – e das 23H00 às 00H30 um concerto pelo grupo Mysticas.

No dia 18, sábado, destaca-se a caminhada Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro (que irá realizar-se às 10H00), bem como duas atividades dirigidas aos mais pequenos (Visita temática ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro “Soldado por um dia” às 10H30 e workshop “Faz a tua farda” às 14H00). Às 16H00 irá decorrer a cerimónia de homenagem aos combatentes junto ao Padrão Comemorativo da Batalha do Vimeiro e às 22H00 irá realizar-se a recriação histórica da Batalha do Vimeiro “O Assalto à Igreja”, seguida do concerto acústico pelos Cavaquinhas da Freiria.

No domingo, dia 19, o dia começa às 10H00 com o peddy paper Descobrir a Batalha do Vimeiro e a recriação histórica da Batalha da Vimeiro “O campo de Batalha” às 12H00. Às 14H00 realiza-se uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

As comemorações oficiais da Batalha do Vimeiro irão realizar-se no dia 21 de agosto, data em que foi travada em 1808.

O programa do Mercado Oitocentista e das Recriações Históricas pode ser consultado em: http://www.cm-lourinha.pt

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.