Rede de Bibliotecas de Torres Vedras já está em funcionamento
publicidade

A Rede de Bibliotecas de Torres Vedras já se encontra em funcionamento, com um portal online que foi apresentado no final da semana passada. 173 mil documentos constituem o catálogo colectivo agora disponibilizado, composto por obras da Biblioteca Municipal e das 23 bibliotecas escolares do concelho. “Um projecto muito significativo para a promoção da leitura no concelho de Torres Vedras” destacou António Nogueira, da Rede de Bibliotecas Escolares, que consiste na “agilização e racionalização do esforço de cada parceiro.” Foi ainda assinado um acordo de parceria entre o Município e os agrupamentos de escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo, com o objectivo de “desenvolver acções a nível educativo e cultural.”

Goretti Cascalheira, responsável da Biblioteca Municipal, destacou que a Rede Concelhia é um “trabalho que foi meticulosamente preparado” ao longo de 16 anos. Helena Brígida, também da Rede de Bibliotecas Escolares, lembrou que a Biblioteca Municipal torreense integrou a Rede Nacional de Bibliotecas em 1987 e sublinhou que a São Gonçalo é a escola que tem mais bibliotecas escolares a nível nacional. Além do catálogo digital, o portal apresenta ainda notícias sobre o mundo literário, assim como apresentações sobre cada biblioteca. O projecto prevê ainda disponibilizar documentos e tutoriais para os alunos. Um work in progress que promete concentrar ferramentas para quem lê e estuda no concelho.

“Espero que seja um portal muito pró-activo.” Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, avançou que “há cerca de 15 dias, acabámos de seleccionar o projecto vencedor para a futura biblioteca da cidade”, que irá ocupar o espaço do Parque de Santiago. O autarca assinalou ainda a eleição de António Guterres como Secretário-Geral da ONU como tendo um “papel importante na promoção da nossa língua” e destacou o exemplo da cidade eslovena de Liubliana. “Fiquei espantado com miúdos de 13 e 14 anos a lerem livros em inglês na paragem do autocarro.”

O lançamento do portal acontece aquando da comemoração dos 20 anos do programa Rede das Bibliotecas Escolares, um projecto que transformou as bibliotecas num espaço repleto de actividades lúdicas e culturais, sempre em torno da literatura, e que se assume como o prolongamento das salas de aula. Diversos professores bibliotecários do concelho marcaram presença na sessão de lançamento do portal. Afinal, cabe a estes profissionais a dinamização e gestão das bibliotecas escolares, que encontram nesta rede uma “extensão” do seu trabalho para “fora de portas”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here