
A Rede Social de Torres Vedras promove pela segunda vez o Prémio de Inovação Social.
Esta iniciativa pretende, recorde-se, distinguir iniciativas de inovação no âmbito social que, pelos seus objetivos ou métodos, respondam a necessidades sociais ou acrescentem valor a projetos em curso ou a criar, contribuindo para gerar novas formas de relação social ou de colaboração com reflexo nas comunidades locais e na sua capacidade de ação e intervenção.
Com esta iniciativa o Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras pretende contribuir para uma cultura de inovação que possa proporcionar o desenvolvimento de novas dinâmicas de intervenção social. São também objetivos deste prémio: disseminar estratégias de ação inovadoras que contribuam para a implementação de novas respostas sociais ou novas metodologias; e distinguir as instituições e projetos que atuem de forma inovadora e proactiva.
São elegíveis para esta iniciativa projetos de inovação social que possuam como características: exequibilidade e adequação ao contexto social local; existência de um sistema de avaliação e monitorização; e estabelecimento de estratégias de divulgação do projeto. É também requisito para os projetos concorrentes a este prémio que a ação principal dos mesmos decorra no concelho de Torres Vedras.
Este 2.º Prémio de Inovação Social prevê duas categorias: uma relativa a práticas inovadoras (metodologias e abordagens) em projetos de intervenção social; e uma outra relativa a ideias inovadoras em projetos de intervenção social a serem implementados.
Os projetos vencedores terão direito a um prémio pecuniário de 1.500 euros, estando ainda previsto a atribuição de menções honrosas.
As candidaturas estão abertas até 22 de dezembro.