publicidade

Rendimento e Proteção

A importância da visão no Desporto

Os olhos guiam o corpo e são fundamentais para qualquer tipo de atleta, seja profissional ou amador. No desporto, a visão desempenha um papel muito importante. Se por um lado uma boa capacidade visual aumenta o rendimento de um desportista, por outro lado uma visão reduzida não significa simplesmente não conseguir acertar numa bola ou marcar um golo, também aumenta o risco de ocorrência de acidentes e lesões, por vezes irreversíveis.

A título de exemplo, em Portugal, o futebol e o traumatismo pela bola são responsáveis pela maioria das lesões oculares. Estes ocorrem geralmente em jovens (50%) que foram atingidos pela bola enquanto jogavam futebol nos tempos livres. Além do futebol, o ténis e o golfe são modalidades que podem ser particularmente perigosas pela velocidade e força com que as bolas são projetadas. (Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/maioria-das-lesoes-oculares-desportivas-em-portugal-e-provocada-por-bolas-de-futebol).

Em termos de rendimento e performance existem vários fatores que fazem com que um atleta se torne excecional e que estão diretamente ligados com a visão: a acuidade visual estática e dinâmica (visão ao perto e longe), a sensibilidade ao contraste (sensibilidade visual ao detalhe, a forma como vê a luminosidade), os movimentos oculares (seguir um objeto), a perceção da profundidade (capacidade do atleta perceber o mundo em três dimensões) e a concentração visual.

Não ter uma visão a 100% já não é motivo para não ser um bom desportista. Hoje em dia existem várias opções de armações e lentes adaptadas a cada situação e tipo de desporto.

Não arrisque, as ÓTICAS-OCT têm a proteção ideal para a prática desportiva.

Proteja os seus olhos! Óculos de desporto são nas ÓTICAS-OCT.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.