publicidade

A requalificação da Estrada Nacional 9, entre Torres Vedras e Merceana, no concelho de Alenquer, vai ser adjudicada nos próximos meses, anunciou o ministro do Planeamento e Infraestuturas na inauguração da Praia Formosa em Santa Cruz.

“Estamos na fase de receber propostas e é uma obra que vai avançar muito em breve”, disse à agência Lusa Pedro Marques, estimando que a requalificação da EN9 seja “adjudicada nos próximos meses”.

O concurso para a obra, com um custo de quatro milhões de euros, foi lançado em maio pela empresa Infraestruturas de Portugal e compreende a requalificação do troço da EN9 entre o quilómetro 68, em Torres Vedras, e 83, até ao entroncamento da Estrada Nacional 115, na localidade da Merceana.

A intervenção vai decorrer durante 10 meses.

A requalificação daquele troço da EN9 constava no Plano de Compensações pela deslocação do aeroporto internacional de Lisboa para a Ota (Alenquer), celebrado entre o Governo liderado pelo socialista José Sócrates e os municípios da região Oeste em 2009.

Contudo, as obras têm vindo a ser adiadas, estando previstas para 2019 no Plano Rodoviário Nacional.

Durante o discurso na inauguração da requalificação da Praia Formosa, Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas afirmou que ” estamos no terreno com muitas obras muito importantes para o concelho em várias áreas, todas elas apoiadas pelos fundos comunitários europeus. São cerca de 18 milhões de euros de obras aprovadas, fruto de uma excelente dinâmica desta câmara, nas várias áreas em que os fundos comunitários podem fazer a diferença na qualidade de vida e nos desenvolvimentos dos territórios”.

O ministro visitou ainda duas obras em curso no concelho, ambas com comparticipações comunitárias.

A primeira foi a requalificação de um antigo matadouro municipal que, até ao final do ano, será convertido num centro de Artes e Criatividade, num investimento de 3,6 milhões de euros.

A segunda, a construção da Escola Básica de São Pedro da Cadeira, um investimento de 4,1 milhões de euros que será concluído também até ao final do ano.

Fonte: Agência Lusa

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here